SINTESE solicita audiência pública para discutir projeto que institui sistema de avaliação

Escrito por Caroline Santos Ligado .

O sindicato solicitou dos deputados que seja realizada audiência pública para discutir profundamente o projeto

Com a chegada na Assembleia do projeto de lei que estabelece o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe, o SINTESE, através da professora Ivonete Cruz e do professor Roberto Silva dos Santos (presidenta e vice) entregaram aos deputados estaduais ofício apontando algumas preocupações e solicitando aos parlamentares que a casa legislativa realize uma audiência pública para debater amplamente o projeto.

Para o sindicato é preciso debater qual é o papel da avaliação, como ela deve ser instrumentalizada, organizada para atender de fato o seu objetivo, que é diagnosticar as questões relacionadas a Educação e discutir conjuntamente saídas para a solução dos problemas.

“Dialogamos com os deputados sobre a necessidade de um espaço de discussão sobre esse projeto. Nosso entendimento é que um projeto desta complexidade deve ser amplamente discutido com as pessoas envolvidas na Educação e, como o projeto já foi entregue à Assembleia Legislativa é fundamental que haja audiência pública com a participação da SEDUC e do SINTESE”, explicou a professora Ivonete Cruz.

A direção do sindicato lamentou que, mais uma vez, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – SEDUC encaminha projeto para a Assembleia Legislativa sem passar por um debate com o SINTESE que é o representante dos professores e professoras da rede estadual e de 74 das 75 redes municipais.

“Desde a campanha eleitoral que o então candidato Belivaldo Chagas dizia que não encaminharia para a Assembleia Legislativa qualquer projeto que envolvesse a Educação sem antes conversar com o SINTESE, mas, pelo visto, ficou só na palavra. Só ficamos sabendo deste projeto quando ele já estava na ALESE”, comenta Roberto Silva dos Santos, vice-presidente.