Projeto Escola Democrática e Popular será lançado na UFS em Itabaiana

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em A escola democrática e popular

projeto ufsprojeto ufs

Nesta terça-feira, 19, a partir das 19h no auditório do Campus Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe o SINTESE apresenta o projeto "A Escola Democrática e Popular: A Educação que Queremos".

A iniciativa faz parte da campanha que o SINTESE está empreendendo em apresentar o projeto para a educação pública que foi construído a partir de um diagnóstico sobre a realidade educacional sergipana, delineado com base na experiência dos educadores do Estado. O objetivo é que ele possa servir de subsídio para orientar o magistério e a sociedade em torno da política educacional.

Há hoje uma tentativa de padronização da educação que é nociva não só para os professores, mas principalmente para os alunos. Não há diálogo dos gestores com os educadores e com todos aqueles que fazem parte do ambiente escolar. Não é papel do sindicato construir política pública, mas diante de tantos problemas e pela falta de vontade política dos gestores em desenvolverem uma política educacional de Estado o SINTESE assumiu essa tarefa de desenvolver uma política onde a participação e o debate entre os educadores e a comunidade escolar seja fundamental.

ADUFS

Na última sexta-feira, 15, a presidenta do SINTESE, Angela Melo e a coordenadora do grupo de trabalho que sistematizou o projeto, Ivonete Cruz, apresentaram a iniciativa do sindicato a professores e alunos da Universidade Federal de Sergipe, no auditório da ADUFS – Associação dos Docentes da UFS. Mesmo com um público reduzido, devido ao final do semestre letivo na universidade, o debate foi bastante intenso e em maio (quando o ano letivo de 2013 recomeça) novos debates serão marcados.