Imprimir

Projeto a Escola Democrática e Popular é lançado em Estância

Escrito por sintese Ligado . Publicado em A escola democrática e popular

Na última sexta-feira, 12, o SINTESE fez o lançamento do projeto "A Escola Democrática e Popular: A Educação que Quer mos" no município de Estância. Organizado pela sub-sede Sul o evento contou com a participação de professores, gestores, parlamentares, lideranças sindicais e estudantes.

A apresentação foi feita pelas professoras Ivonete Cruz, diretora do Departamento de Formação e coordenadora do grupo de trabalho que sistematizou o projeto, Leila Moraes e do professor Damião Santos que participaram do grupo de trabalho.

O projeto

O projeto é fruto das lutas e discussões dos professores nos últimos 20 anos e que foram sistematizadas ao longo do ano de 2012 através da criação de um grupo de trabalho formado por educadores da base e por membros da direção executiva e coordenação das sub-sedes do SINTESE. A coordenação do grupo ficou à cargo do professor doutor André Martins da Universidade Federal de Juiz de Fora e é centrado em quatro eixos: Formação Humana, Trabalho Docente, Gestão Democrática e Políticas Estruturantes e foi discutido em pré-congressos e aprovado por unanimidade no XIV Congresso dos Trabalhadores em Educação realizado em novembro.

"A Escola Democrática e Popular: A Educação que Queremos" representa o novo na educação pública, porque vem na contra-mão das práticas autoritárias e conservadoras que dominam a educação em tempos de neoliberalismo. O Projeto resgata o caráter público, humanista e transformador da educação, ao recolocar educadores, estudantes, pais, mães e funcionários como sujeitos ativos na construção dos projetos político-pedagógicos.

Cultura

A escola pública tem o seus valores e um dos objetivos do projeto é incentivar o protagonismo da comunidade escolar e o lançamento em Estância também trouxe a cultura feita pelos atores da escola pública. Antes do evento e durante o coquetel de encerramento todos foram brindados com a bela voz e o ótimo repertório do cantor e professor da rede estadual Tony Meirelles.

O grupo "Stance of Street" formado por alunos do Colégio Estadual Arabela Ribeiro fizeram uma apresentação de dança de rua que encantou a plateia.