Imprimir

Oficinas Pedagógicas da Resistência focam na formação de multiplicadores

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em A escola democrática e popular

Lianna TorresLianna Torres

 

Nesta quinta e sexta-feira acontece nos auditórios do hotel Riverside em Aracaju a primeira etapa das Oficinas Pedagógicas da Resistência. Nos últimos anos o sindicato tem realizado-as com várias temáticas, todas envolvidas com as práticas dos educadores, mas em 2013 o SINTESE ao invés oferecer temas diversos, terá como foco o projeto "A Escola Democrática e Popular: A Escola que Queremos".

A primeira etapa acontece agora (04 e 05) e a segunda nos dias 18, 19 e 20. O objetivo principal dessa nova formatação é subsidiar professores para que eles sejam multiplicadores do projeto em suas regiões.

"Em 2012 os professores sistematizaram essa proposta de educação pública e ela foi aprovada no congresso, mas agora nos deparamos com o maior desafio que é fazer com que ela chegue a todos os municípios sergipanos. Compreendemos que isso só será possível com a formação de grupos de estudos que terá a tarefa de discutir o projeto em suas escolas e municípios, essa é a função desse primeiro momento das oficinas pedagógicas, que deverá continuar a acontecer durante o segundo semestre regionalizado. Esse é o objetivo desse primeiro momento , habilitar educadores militantes para que formem grupos e discutam o projeto com seus colegas", disse Ivonete Cruz, vice-presidenta do SINTESE e coordenadora do grupo de estudo que elaborou o projeto.

As oficinas serão ministradas pelos professores do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe, Lianna Torres e José Mário Aleluia.