Imprimir

SINTESE: 40 anos de uma história de luta

Escrito por Ivonete Cruz Almeida - Presidenta do SINTESE Ligado . Publicado em Rede Estadual

Somos chamados a celebrar os 40 anos do SINTESE. É uma história construída por Professoras e Professores que decidiram se organizar para lutar por valorização profissional, condições dignas de trabalho nas salas de aula e por ensino público de qualidade para os filhos e as filhas do Povo de Sergipe.

 wallpaper40wallpaper40

Nesses 40 anos o SINTESE se fez expressão dos sonhos, das múltiplas formas de cultivar a esperança, das dores, do sofrimento, da persistência, da coragem e da resistência de milhares de mulheres e homens que, para dignificar o exercício da autonomia docente, engajaram-se ao longo desses anos tortuosos em todas às lutas em defesa dos direitos dos Profissionais do Magistério Público e do direito à educação.

O “Musical SINTESE 40 anos” é a celebração da história da organização sindical das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação, surgida da necessidade de resistência da categoria aos governos civis-militares nos anos 70, que se confrontou com as bandeiras do novo sindicalismo em defesa da autonomia e liberdade sindical nos anos 80, que foi capaz de crescer e se enraizar a partir de 1992 em todo estado de Sergipe contrariando a hegemonia do neoliberalismo, fazendo da conquista da carreira e do piso salarial profissional a reafirmação da centralidade da luta permanente pela escola pública de qualidade social.

O Musical SINTESE 40 anos é a celebração das lutas e o reencontro com a identidade e a história dos Profissionais do Magistério Público de Sergipe, sejam os que se encontram em atividades ou aposentados(as), nas redes de ensino  estadual  e municipais.  

Nos próximos anos, vamos continuar trilhando as estradas de Sergipe, da praia ao sertão, do agreste aos tabuleiros costeiros, das restingas as serras...  ...pois, vamos continuar pedindo licença ao  Geraldo Vandré, para também cantarmos: “Quem sabe faz a hora... Não espera acontecer”.