Imprimir

Todas e todos no Bota-Fora de Jackson Barreto

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em Rede Estadual


Na próxima sexta, dia 06, a partir das 8h no Palácio de Despachos os servidores públicos estaduais realizam o Bota-Fora de Jackson Barreto.

Jackson Barreto já pode ser considerado como o pior governador para o servidor público estadual.

Para o magistério tem sido um massacre. A carreira foi destruída. A não aplicação do reajuste do piso na carreira conforme a lei fez com que professores e professoras tenham uma perda no poder de compra que ultrapassa os 65%. Atualmente não importa se o professor ou professora tem formação em Nível Médio ou Mestrado o vencimento inicial é o mesmo R$2.445,35.

E o massacre não passa somente pela questão salarial. A estrutura das escolas em grande parte das escolas ainda é muito ruim, ainda há falta de material didático, o transporte escolar tem sido alvo de constantes denúncias e a alimentação escolar é problemática.

Isso sem contar que a política de impor de um modelo de ensino em tempo integral sem diagnóstico e o fechamento de turmas e turnos o que consequentemente reduz as matrículas trarão caos para a educação da rede estadual

Para se ter um parâmetro a nota final do governo estadual atribuídas por professores e professoras foi 4,6 em 2013; caiu para 2,6 em 2014; 1,1 em 2015, em 2016 com 0,9 e chega a 0,8 em 2017. Lembrando que na avaliação realizada pelos professores, são levados em consideração: valorização profissional; gestão democrática; política educacional e a qualidade social do ensino; garantia de direitos do plano de carreira e estatuto; e condições de trabalho.

“Durante o governo Jackson Barreto a palavra de ordem para a Educação foi o desmonte e isso é demonstrado nas notas finais atribuídas pelo magistério. Um governo reprovado em todos os fatores. Por isso é importante que os professores e professoras compareçam ao ato e mostrem a sua indignação”, aponta a presidenta do SINTESE, Ivonete Cruz.