Carregadoras de Sonhos: filme será lançado em Salvador

Escrito por sintese Ligado . Publicado em Cultural

O Sinpro/BA, em parceria com o governo do estado, através de suas Secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Trabalho, apresenta o projeto PATE, que através do Cinema e da Literatura retrata histórias de vida de professoras nos estados da Bahia e de Sergipe.
....

Trata-se do lançamento de dois importantes projetos no dia 20 de julho de 2010, no Teatro Castro Alves. O primeiro, é um livro (O Trabalho de Professores na Educação Básica na Bahia), fruto de uma pesquisa realizada com professores que lecionam na Educação Básica de escolas públicas e privadas no estado da Bahia. O segundo projeto é um filme (Carregadoras de Sonhos), um longa metragem documentário que retrata a vida de quatro professoras no estado de Sergipe e que foi dirigido pelo cineasta baiano Deivison Fiuza. Ambos os projetos tratam sobre as mesmas temáticas: saúde do trabalhador docente, condições de trabalho, valorização do professor e qualidade da educação. O livro, através de uma pesquisa científica e o filme através da sétima arte, o cinema.
....

ATENÇÃO professores, estudantes e trabalhadores em geral, a entrada é gratuita. ADQUIRA SEU CONVITE através dos contatos:
Tel.: (71) 3237-2027 / (71) 8823-6124 / (71) 9167-0686
email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
.....

Sobre oFilme
....

...

Carregadoras de Sonhos é um filme longa-metragem que mistura realismo e poesia e tem como tema principal a Educação. O filme mostra um dia de trabalho de quatro profissionais do magistério e, além de abordar aspectos estruturais relacionados à educação, também apresenta uma análise do sistema educacional feita pelas próprias professoras. Ao contrário do que se espera de um documentário, o filme Carregadoras de Sonhos não tem a entrevista como elemento principal de sua narrativa. O filme mostra as professoras em ação, o roteiro foi construído com base em estruturas usadas pela ficção e a produção do filme utilizou os mesmos procedimentos empregados na arte do Cinema.
....

Carregadoras de Sonhos foi lançado no dia 08 de março, em Aracaju, e além da participação dos 75 municípios sergipanos, prestigiaram o evento grandes nomes da intelectualidade brasileira, como o jornalista e professor da USP, José Arbex Jr; as professoras Virgínia Fontes, Ana Aragão, André Martins, Valter Pomar, Secretário de Relações Internacionais do PT, Daniel Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Vito Giannotti, do Núcleo Piratininga de Comunicação, a professora Doutora Regina Leite Garcia, o jornalista do Jornal Brasil de Fato de São Paulo, Alípio Freire, e jornalistas das revistas Caros Amigos e Fórum.
....

No 26 de abril, Carregadoras de Sonhos foi lançado no auditório do MEC, em Brasília, e contou com a presença de representantes dos ministérios da Educação (MEC) e da Pesca e Aquicultura (MPA), da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF), assessores das comissões de Educação e Cultura da Câmara e do Senado Federal, dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), servidores públicos, professores e estudantes.
....

No debate, após a exibição de Carregadoras de Sonhos, em Brasília, relatos do impacto que as imagens e histórias causaram nos espectadores, como o do professor João Moulevad, assessor técnico da Comissão de Educação do Senado.
....

O Filme também será lançado na UNICAMP, USP, UFRJ, Fiocruz e será distribuído para todo país através das Revistas Fórum e Caros Amigos. O filme ainda será legendado em inglês, francês e espanhol para que possa participar de 60 festivais de cinema que acontecem no Brasil e no exterior.
....

Confira a cobertura midiática (impresso e TV) sobre o filme Carregadoras de Sonhos no estado de Sergipe bem como matérias, trailer do filme, fotos do lançamento e da produção do documnetário no site www.sintese-se.com.br/carregadorasdesonhos
....

Sobre o Livro
....

...

O livro O Trabalho de Professores na Educação Básica na Bahia faz parte de uma projeto Nacional da FUNDACENTRO intitulado “Condições de Trabalho e suas Repercussões na Saúde dos Professores da Educação Básica no Brasil”. Este projeto, coordenado pela FUNDACENTRO, com apoio financeiro da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, já foi realizado nos estados do Pará, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Bahia e Piauí, e descreve a rotina de professores nas escolas públicas e privadas. A matéria-prima para a publicação deste livro na Bahia surgiu de reuniões especialmente estruturadas, ocorridas entre 2005 e 2007 no Sindicato dos Professores nos municípios de Vitória da Conquista e Salvador. Nelas, os docentes puderam relatar e analisar seu próprio trabalho através da Análise Coletiva de Trabalho.

Maiores informações sobre o livro no site www.fundacentro.gov.br

...

...

Realização:

...

Maiores informações:

TEL.: (71) 3237-2027 / (71) 8823-6124
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Deivison Fiuza