Imprimir

A UFS realiza: a primeira edição do UFS Cultura com o Grande Concerto Sinfônico no TTB

Escrito por UFS Ligado . Publicado em Cultural

A Universidade Federal de Sergipe realiza, através da Pró-Reitoria ufs_concertoufs_concertode Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST), com apoio da Escurial Revestimentos Cerâmicos, da ASSEDIS, do SESC e da Secretaria de Estado da Cultura, a primeira edição do UFS Cultura com o Grande Concerto Sinfônico no Teatro Tobias Barreto, a partir das 20:30h no dia 06 de setembro de 2011. Sob a regência do maestro Ion Bressan, o concerto contará com a apresentação do Coral da UFS, do Coral da Petrobrás, do Coral da FAFEN, do Grupo Vocal Vivace, da Orquestra Sinfônica da UFS e da Orquestra Sinfônica Vale do Cotinguiba.

A primeira edição do UFS Cultura marcará o lançamento de três projetos de extensão da UFS.

Em primeiro lugar, o lançamento das atividades da Orquestra Sinfônica da UFS (OSUFS).

Criada em outubro de 2008, com sede no CULTART, a OSUFS foi reestruturada em 2011 e atualmente é formada por 65 músicos entre alunos da UFS e voluntários em geral. Os alunos da UFS recebem bolsa-estágio para se dedicarem ao estudo do instrumento, ensaios e concertos da orquestra e também para atuarem como professor-monitor no Projeto Sergipano de Orquestras Jovens.

Na mesma perspectiva, a primeira edição do UFS CULTURA marcará uma nova fase ao Coral da UFS (CORUFS).

Fundado em 1970, o CORUFS possui grande tradição e importância na vida cultural de Sergipe. Em 2011 foi reestruturado e atualmente é formado por 60 cantores entre alunos bolsistas e voluntários em geral. Desenvolve amplo repertório sinfônico acompanhado pela Orquestra Sinfônica da UFS e também a Capela (somente o coral).

O CORUFS, juntamente com a OSUFS, passou a ser um importante local de aperfeiçoamento e qualificação profissional dos músicos do estado.

Por fim, o UFS CULTURA lançará publicamente o Projeto Sergipano de Orquestras Jovens, iniciado em 2009 com a criação da Orquestra Sinfônica Vale do Cotinguiba, na cidade de Socorro, parceria da UFS com a iniciativa privada (Empresa ESCURIAL, ASSEDIS e SESC), que atende cerca de 200 alunos da região.

O Projeto Sergipano de Orquestras Jovens é um projeto de Extensão em Música da UFS, que visa proporcionar aos jovens do estado o ensino da música e a prática de tocar em orquestras, tendo como objetivos a inclusão social, cultural e educação através da música. Visa, sobretudo, consolidar as atividades do Projeto Sergipano de Orquestras Jovens, ampliando de um para cinco grandes núcleos orquestrais em diversos municípios sergipanos, atendendo a cerca de três mil alunos e completar os principais cargos da Orquestra Sinfônica da UFS com músicos profissionais, elevando o nível artístico da orquestra.

Ainda neste evento teremos uma amostra da Exposição De olho nas Artes Visuais no sagão do Teatro Tobias Barreto. A exposição completa terá sua abertura no dia 08 de setembro, às 20 horas, no CULTART e se estenderá até o dia 01 de outubro de 2011. Esta mostra propõe-se a dar visibilidade pública ao talento artístico dos acadêmicos da UFS na produção das artes visuais, com o objetivo de reafirmar um espaço onde as obras de arte por eles produzidas possam encontrar o público e favorecer a necessária nutrição estética da nossa comunidade.

A entrada é franca.