Imprimir

Documentário sobre feminismo negro será lançado sábado (28)

Escrito por Divulgação Ligado . Publicado em Cultural

Filme traz depoimentos de nove mulheres negras

No documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo, nove vozes femininas negras são apresentadas e a pauta é feminismo negro. Em seus depoimentos, cada mulher fala da sua experiência de vida sob a perspectiva de raça, gênero e classe.

O lançamento acontece neste sábado (28), às 14h, no Cine Vitória. Após a exibição, haverá uma roda de conversa com convidadas especiais: Day Rodrigues, diretora e produtora do filme; Luciana Oliveira, mestranda em cinema na UFS e cineasta; Blenda Santos, poetisa, integrante do Coletivo de Mulheres de Aracaju; e Katia Lelis, coordenadora do GT de Gênero, Mídia, Cinema e Arte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Dirigido pela feminista negra Day Rodrigues, em parceria com Lucas Ogasawara, o documentário conta com depoimentos de Djamila Ribeiro, Ana Paula Correia, Aldenir Dida Dias, Preta Rara, Nenesurreal, Francinete Loiola, Luana Hansen, Monique Evelle e Andreia Alves.

O documentário debate as particularidades do feminismo negro e sua importância. “Há narrativas e projetos de mundos. O feminismo negro é uma grande potência teórica para as pesquisadoras negras, pela via acadêmica e por outras construções, em outros espaços, e isso pode ser percebido nas falas das entrevistadas”, conta Day Rodrigues.

Os ingressos custam R$ 5 e podem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Cine Vitória, que fica na Rua do Turista, Centro de Aracaju.