Imprimir

NPC lança livro sobre experiências de lutas operárias

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em Cultural

SOBRE O LIVRO: [Por Vito Giannotti*]

A criação de Associações de Trabalhadores no final dos anos da Ditadura militar, cujo objetivo principal era destruir qualquer organização de trabalhadores, foi um fato importante naquele período de rearticulação do movimento operário e popular. Fato, experiência, tentativa, ensaio, seja o que for, vale a pena, no momento atual, tão longe dos anos 1970, 80, 90, analisar esse esboço de projeto interrompido e dele tirar mil lições do que precisa ser feito, hoje, e do que não pode ser repetido.

Relendo e relembrando o que fizemos, tive a nítida sensação de que a formação de Associações de Trabalhadores, naquele momento, foi uma grande batalha travada por centenas e milhares de trabalhadores na busca de um projeto próprio, autônomo, independente, livre e, sobretudo, profundamente ligado aos interesses da sua classe. […]

O livro mostra, sem dourar a pílula, o que foi feito de bom e de ruim.
E isso não é dito pela autora, mas através de dezenas de depoimentos de lutadores, participantes ativos desta empreitada. As lições são muitas. A primeira foi a clareza da necessidade de auto-organização dos trabalhadores para discutir e dar passos na construção de uma nova sociedade, claramente chamada de socialista. […]

* Vito Giannotti foi coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Trabalhou como metalúrgico em São Paulo integrando a coordenação da OSM-SP (Oposição Sindical Metalúrgica) desde sua chegada à capital paulista. Faleceu em 24 de julho de 2015, no Rio de Janeiro.
Esse prefácio foi escrito em fevereiro de 2004.
__________________________________________

SOBRE A AUTORA:
. Doutora em Sociologia pela USP. Foi professora da UFF. Trabalhou no CPV – Centro de Pesquisa e Documentação Vergueiro – e no Núcleo de Educação Popular Treze de Maio. Atuou junto aos movimentos sociais, com ênfase na educação e organização popular em São Paulo e na Paraíba. Publicou o livro Tempo de trabalho e desemprego (Ed. Xamã), e diversos artigos em revistas na área de Sociologia e Serviço Social.