CUT tem apoio dos participantes da IX Conferência dos Trabalhadores em Educação

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em IX Conferencia

Os participantes da conferência reconhecendo a luta da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe – CUT em defesa dos trabalhadores sergipanos aprovaram moção de apoio a entidade.

A CUT tem feito uma intensa luta nas mais diversas frentes: luta em defesa da redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais sem redução de salário; regulamentação das convenções 151 (Negociação coletiva no serviço público) e 158 (impede demissões sem justa causa no serviço privado) da Organização Internacional do Trabalho; reestatização da Vale do Rio Doce, Petrobrás e todas as empresas estatais que foram privatizadas nos governos de Fernando Henrique e Albano Franco; descriminalização das greves; entre outros.

“Reafirmamos nosso apoio a CUT como entidade de esquerda e representativa da classe trabalhadora no Brasil e esperamos que a central tenha uma posição contrária a nova reforma da previdência que venha retirar direitos dos trabalhadores brasileiros”, diz o documento.

Sindimed e Atitude

O Sindicato dos Médicos e o movimento sindical Atitude também receberam apoio, através de moção, dos trabalhadores em Educação presentes à IX Conferência pela luta em defesa dos direitos dos profissionais da saúde.

Fundação de Saúde

Os educadores apelaram para que o Governo do Estado reverta o processo de criação da Fundação de Saúde. Para os trabalhadores da educação a criação vai terceirizar a saúdade pública e reitrar direitos já conquistados pelos profissionais da área.