Imprimir

Conferencistas apelam para que Dilma suspenda leilão de Libra

Escrito por sintese Ligado . Publicado em XI Conferência

Os participantes da XI Conferência Estadual de Educação aprovaram moção de apelo a Presidenta Dilma Rousseff para que suspenda o leilão do petróleo – Campos de Libra.

Os participantes entendem que os petroleiros estão respeitando a história de resistência às privatizações e luta incansável em defesa da soberania nacional. Desta forma, o leilão do campo de Libra é uma afronta direta a soberania nacional que gera insegurança ao povo brasileiro os quais ficarão nas mãos das multinacionais petroleiras quanto a reajuste abusivos dos preços dos combustíveis e seus derivados.

“Apelamos para que o Governo Brasileiro suspenda o leilão e passe a exploração das reservas para controle exclusivo da Petrobrás, de modo que as riquezas do pré-sal sejam revertidas para promover distribuição de riqueza, combatendo as desigualdades regionais e sociais existentes no país”, diz o texto.

O Governo brasileiro deve preservar nossas riquezas de modo a permitir que uma descoberta tão importante não se transforme em pesadelo, pois poderemos ser um país com grandes reservas, mas sem que isso seja revertido para o bem comum de todos.

Para os conferencistas o uso das forças armadas para impedir a livre participação dos movimentos sociais e sindicais contrários ao leilão, afronta  à soberania nacional e a função essencial das forças armadas que deve ser para proteger a soberania do país e não para entregar as riquezas da nação.