Debates sobre Avaliação de Desempenho já reuniu mais de cinco mil professores

Ligado . Publicado em Rede Estadual

Desde junho o Sintese realiza debates sobre o Índice Guia, instrumento utilizado pelo Professores discutem Avaliação em assembleiaGoverno Déda para avaliar o desempenho dos professores da Rede Estadual. A Avaliação de Desempenho proposta, que se sustenta em uma lógica de aferição fragmentada, pautada pelo ranqueamento de alunos e professores, tem sido discutida em diversas escolas, assembleias e encontros.

Cerca de 5300 professores já participaram de discussões e estudos sobre o tema. O objetivo é munir os educadores de propostas de avaliação que visam punições e são descoladas da realidade da rede de ensino público, como acontece em São Paulo, Minas Gerais e mais recentemente na Bahia.

O projeto de Avaliação de Desempenho do governo do estado vai de encontro à Constituição Federal, à Lei de Diretrizes e Bases e também fere a resolução nº 02/2009 do Conselho Nacional de Educação, que defende uma avaliação sistêmica e não apenas do professor. O programa pretende “burocratizar a atividade pedagógica e transformar o professor num preenchedor de formulário”, definiu o professor Iran Barbosa.

A Avaliação de Desempenho trará para as escolas públicas os primeiros indícios de privatização e em contrapartida, tem-se a não responsabilidade do estado em garantir uma educação de qualidade social. Contém também práticas discriminatórias, como por exemplo, rotular estudantes a partir de seu desempenho nas atividades criando um grupo de avançados e outro de alunos atrasados. Esses são alguns dos elementos que levaram o magistério a se organizar e rejeitar o modelo.

Agendamento

Os estudos continuam a acontecer. O professor ou a professora que quiser agendar o debate deve entrar neste site e solicitar que a direção faça um estudo do Índice na sua escola ou cidade. Confira os debates que acontecem nos próximos dias:

Dia 23 de Agosto: a partir das 09h no Colégio Estadual Governador Valadares em Aracaju

Dia 24 de Agosto: a partir das 9 horas, em Nossa Senhora de Lourdes.

Dia 24 de Agosto: a partir das 9 horas, na Escola Estadual Barão de Mauá em Aracaju.

Dia 24 de Agosto: a partir das 15 horas, na Escola Estadual Paulo Sarasate em São Cristóvão.

Dia 25 de Agosto: a partir das 9 horas, no Colégio Estadual Petrônio Portela em Aracaju.

Dia 25 de Agosto: a partir das 15 horas, no Colégio Estadual Petrônio Portela em Aracaju.

Dia 25 de Agosto: a partir das 14 horas, na Escola Estadual Lourival Fontes em Aracaju.

Dia 26 de Agosto: a partir das 9 horas, em Graccho Cardoso.

Dia 26 de Agosto: a partir das 14 horas, em Nossa Senhora das Dores.

Dia 29 de Agosto: a partir das 9 horas, no Colégio Estadual Elísio Carmelo em São Cristóvão.

Dia 03 de Setembro: a partir das 8 horas, na Escola Estadual Alceu Amoroso Lima em Aracaju.