>>> AO VIVO
         
Imprimir

Teatro do Oprimido nas ondas do rádio

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em SINTESE em AÇÃO

No último sábado (14) a Rede de Comunicadores Populares do SINTESE (RECOMSIN) se lançou a um novo desafio. Levar o teatro para as ondas do rádio.

Mas não é qualquer teatro, mas sim o Teatro do Oprimido que já vem sendo trabalhado desde 2009 pelo SINTESE no projeto Palco na Luta. "Queremos acrescentar uma nova linguagem aos programas Hora da Verdade para que a população possa interagir ainda mais e a proposta do Teatro do Oprimido é a ideal", aponta o diretor de Comunicação do SINTESE, Joel Almeida.

Alguns membros da rede que estão na apresentação/produção dos programas Hora da Verdade e integrantes da Agência Voz (que estão na produção executiva) participaram de uma oficina com Aldo Rezende e Helen Fontes que ministraram um pouco da teoria do Teatro do Oprimido criado por Augusto Boal na década de 60. É a primeira vez que eles farão um projeto com este objetivo.Para Aldo essa iniciativa é um progressoo no método de luta para o avanço social.

"Essa iniciativa do sindicato vai fomentar ainda mais o protagonismo dos atores dos movimentos sociais", disse Helen.

Para os participantes a primeira experiência na oficina foi muito enriquecedora "Estou feliz com esse desafio... Construir a luta dos Trabalhadores com a arte é a maneira mais fascinante de libertar-se", disse Izabel Nascimento

O próximo encontro está marcado para o dia 11 de agosto, onde o grupo vai praticar a metodologia a ser aplicada aos programas.