Imprimir

SINTESE abre nova turma para curso de formação em Teatro do Oprimido

Escrito por Luana Capistrano Ligado . Publicado em SINTESE Cultural

 

Estão abertas as inscrições para o curso de formação ‘Teatro do Oprimido – Ferramenta Pedagógica na  O curso terá início no dia 25 de abril O curso terá início no dia 25 de abrilEscola’. Podem participar do curso professores da ativa e aposentados filiados ao SINTESE. Os interessados devem se inscrever na secretaria da sede central do Sindicato localizado a Rua Campos – 107. As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita.

As aulas começam no dia 25 de abril e acontecem na sede central do SINTESE todas as sextas-feiras das 15h às 17h:30. Os professores que participarem do curso receberão certificado de 40 horas expedido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). A ideia do curso é que os participantes fortaleçam suas práticas pedagógicas através do Teatro Social.

A partir desta construção os professores poderão, por meio do diálogo teatral, tratar e debater temas do cotidiano da comunidade escolar como gravidez na adolescência, consumo de drogas, violência doméstica, entre outros.

Teatro do Oprimido

Desenvolvido pelo diretor teatral Augusto Boal (indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2008), o Teatro do Oprimido tem como objetivo promover reflexões que conduzam a transformação social a partir de inspirações artísticas. Atualmente o Teatro do Oprimido é praticado em mais de 70 países do mundo. Com o curso oferecido pelo SINTESE os professores participantes poderão se habilitar para montar grupo e peças teatrais.

O curso irá trabalhar jogos de expressão; dinâmicas de grupo; montagem de figurinos e cenários; criação de sonoplastia e músicas; interpretação teatral e montagem de cenas de Teatro Fórum. Quinze por cento da carga horária do curso é destinada ao desenvolvimento do teatro como processo terapêutico.