Governo apresentará proposta de pagamento do retroativo na próxima quarta, 13

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em Rede Estadual

Em audiência ocorrida no Palácio de Veraneio na última quinta-feira, os secretários da Fazenda, Educação e Administração e Planejamento garantiram que na próxima quarta-feira, 13, apresentarão uma proposta de pagamento do retroativo do reajuste do piso do ano de 2013. A audiência ocorrerá às 16h na Secretaria de Estado da Educação.

O governador em exercício, Jackson Barreto esteve no início da audiência, mas por problemas de saúde não poderia ficar até o final e autorizou os secretários de Educação, Belivaldo Chagas; Administração Planejamento e Gestão, José Sobral; Casa Civil, Silvio Santos e da Fazenda, Jeferson Passos a conduzirem a audiência.

Também participaram da audiência o economista Luiz Moura do DIEESE e a deputada estadual Ana Lúcia.

Os secretários de Educação e Fazenda voltaram a fazer o discurso de que o Estado de Sergipe encontra-se em dificuldades financeiras. A direção do SINTESE colocou que o governo não estaria nessa situação de “aperto” com os professores se tivesse cumprido o acordado e se reunido com o sindicato no mês de setembro para definir o pagamento do passivo trabalhista e que há sim alternativas para pagar o retroativo basta vontade política do governo do Estado.

Ainda segundo a entidade, os relatórios de execução orçamentária demonstram uma folga financeira dos recursos da educação estadual que não chegam ao investimento do mínimo de 25% como determina a constituição federal. Assim, as condições permitem que o Governo apresente uma proposta concreta de pagamento do retroativo do piso ainda para o ano de 2013.

O SINTESE considera a posição do governo importante para apresentar uma proposta concreta para a categoria e que isso se deveu a participação dos educadores, pois além da participação na vigília no Palácio de Despachos um grande grupo também acompanhou a audiência no Palácio de Veraneio.