Escolas do município de Glória terão gestão democrática

A Câmara Municipal de Nossa Senhora da Glória aprovou, na última quinta-feira, dia 9, o projeto de Lei Complementar que regulamenta a gestão democrática nas escolas da rede municipal de ensino. O SINTESE comemora a aprovação do projeto, que foi elaborado com base nos princípios democráticos previstos na Constituição Federal e defendidos pelo sindicato. O modelo de gestão que será implantado nas escolas do município de Glória seguirá os princípios da representatividade dos segmentos da comunidade escolar, ou seja, de professores, alunos, pais de alunos e funcionários; da autonomia das escolas no sistema de ensino e da eleição direta para a escolha do diretor e vice-diretor. Para garantir o cumprimento do sistema de gestão democrática do ensino, cada escola deverá realizar o Congresso Municipal de Educação, convocado pelo secretário municipal de Educação, a cada dois anos, assembléia e plenárias escolares. A escola tem ainda a responsabilidade de formar o conselho escolar, através de eleição, que tem função normativa, deliberativa e fiscalizadora.