Pedagogia 2005 em Cuba

31

O Ministério de Educação da República de Cuba e prestigiosos organismos internacionais relacionados com a educação têm o prazer em anunciar a nova convocatória do Congresso Pedagogia 2005 em sua nova edição, acolhida a seu tradicional tema “Encontro pela união dos educadores” e a celebração por primeira vez do 1 Congresso Mundial de Alfabetização. Ambos os eventos se desenvolverão de forma paralela de 31 de janeiro a 4 de fevereiro de 2004, no Palácio de Convenções de Havana. Os programas científicos dos congressos Pedagogia 2005 e 1o Congresso Mundial de Alfabetização foram desenhados com o intuito de procurar formas de colaboração em pesquisa científica, o intercâmbio de experiências de ponta na solução de importantes problemas educacionais atuais e na busca das raízes de uma pedagogia autóctone, que sintetize o melhor do ideário de José Martí e de outros pedagogos e pensadores universais. Com isso, pretende-se oferecer ao professor um arsenal coerente que lhe permita assimilar criticamente teorias educacionais internacionais. Uma educação de qualidade para todos, que contribua decisiva e eqüitativamente ao desenvolvimento de uma cultura geral e integral dos nossos povos, será o fio condutor do debate científico, apoiado no resgate das melhores experiências das ciências da educação da nossa região. Durante os eventos, serão desenvolvidas conferências especiais de grande interesse para todos os delegados. As modalidades organizacionais científicas predominantes serão os simpósios e os fóruns. Os simpósios serão estruturados principalmente em oficinas, levando em conta os principais resultados científicos o pressupostos teóricos das palestras selecionadas, sem tempo pré-estabelecido para sua apresentação, propiciando um debate enriquecedor entre os autores e participantes no qual, com base na reflexão coletiva realizada, se torne possível a atualização e sistematização dos temas abordados. Também inserida na organização de cada simpósio, a exposição de cartazes será uma forma de apresentação dos trabalhos, possibilitando aos autores uma troca direta com os interessados no tema. Cada simpósio terá uma sessão para a apresentação de cartazes numa sala especial. Os simpósios terão uma unidade funcional durante o tempo da sua realização e serão encerrados com uma sessão de conclusões, nas quais, baseadas nos critérios expostos nas oficinas pelos autores de trabalhos e delegados participantes, se levarão a cabo avaliações gerais das tendências existentes e das ações para a solução das principais problemáticas educacionais apresentadas sobre os temas tratados. Essas conclusões serão incorporadas à Declaração Final e à Memória Científica da cada um dos eventos. Os fóruns serão outra modalidade do Programa Científico e permitirão discussões abertas entre os delegados e os especialistas sobre temas importantes da atualidade educacional. No Congresso Pedagogia 2005 estão previstos quinze simpósios que abordarão problemáticas educacionais de grande importância. Cada um começará com uma conferência central sobre as idéias essenciais do tema que serão objeto de análise e aprofundadas nas conferências temáticas, mesas redondas, oficinas e teleconferências. Os temas desenvolvidos nesses simpósios serão os seguintes: Simpósios Educação e Cultural Geral e Integral Promoção e Educação para a Saúde. Educação sexual, família, mulher e igualdade de gênero. Educação física, esportes e desenvolvimento social. Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável. Educação de valores. Os programas educacionais para a atenção integral à infância de zero a seis anos. A mudança educacional na Educação Primária. A atenção integral às crianças, adolescentes e jovens com necessidades educacionais especiais. O Ensino Fundamental II para o Século XXI [1]. O Ensino Médio [2] diversificado e a formação de profissionais do ensino médio e superior. A formação inicial e permanente do corpo docente e o melhoramento dos sistemas educacionais. A avaliação da eqüidade e qualidade do ensino. As Ciências da Educação. As tecnologias da informação e das comunicações na transformação dos processos. Fóruns No Congresso de Pedagogia 2005 estão previstos três fóruns onde o tema central será apresentado por um destacado especialista e a partir deles serão realizadas as intervenções dos interessados, sem a apresentação de palestras. O debate será caracterizado pela diversidade de enfoques e concepções teórico-metodológicas, mas terão como objetivo comum divulgar as melhores experiências e propor recomendações sobre os temas analisados. Os temas que serão tratados são: Atualidade do pensamento pedagógico e humanista de José Martí. Os sindicatos, as organizações de professores e estudantes e o desenvolvimento educacional. O caráter transformador da pesquisa O Programa Científico do 1o Congresso Mundial de Alfabetização prevê as seguintes atividades: Conferências Magistrais – Situação atual do analfabetismo no mundo – Cuba e a Educação de jovens e adultos – Uma virada nas concepções para enfrentar os processos de alfabetização. A experiência cubana na utilização dos meios de comunicação em massa como suporte essencial nos programas de alfabetização Mesa Redonda – Por uma alfabetização para todos Oficinas – A educação de jovens e adultos – Experiências de projetos aplicados na alfabetização e pós-alfabetização. Alternativas de cooperação – Os processos de alfabetização por rádio e televisão. Metodologia para a elaboração de materiais de alfabetização e pós-alfabetização – Formação de facilitadores e de especialistas de alfabetização e educação para jovens e adultos – Experiências de projetos aplicados em setores prioritários: a mulher, meninas e comunidades indígenas. – Planejamento e desenvolvimento curricular para a alfabetização e pós-alfabetização Durante os dias dos dois eventos também se realizará a importante Oficina de Gestão e Cooperação Educacional, com a participação de entidades e instituições internacionais vinculadas à educação. Normas de apresentação dos resumos, trabalhos e cartazes. Resumo Deve ser apresentado em espanhol, digitado, com o máximo de 100 palavras e incluirá: · Título em letras maiúsculas · Nome e sobrenome dos autores · Centro e país de origem · Nome da pessoa que apresentará as idéias principais do trabalho · Aspectos mais relevantes do trabalho. Devem ter relação com o título, expressar sua importância teórica e prática, se está relacionado a uma experiência profissional, a resultados de uma pesquisa ou a possíveis respostas a problemas educacionais concretos. · Indicar em quais eventos, simpósio ou fórum, deseja participar e a possível modalidade na qual apresentará o trabalho. O resumo deverá incluir em anexo a listagem dos meios técnicos necessários para a apresentação das idéias essenciais do trabalho. Os slides, videocassetes, CD, disquete 3,5, suportes para Iomega Zip 100 MB que acompanharem os trabalhos serão entregues pelo palestrante nos escritórios de recepção de meios audiovisuais do Palácio de Convenciones da Havana, sede do evento, no mínimo 24 horas antes da apresentação, levando em conta a modalidade organizacional do evento no qual se inscreva no Programa Científico. Esses meios serão devolvidos depois da discussão do trabalho na sala. Caso sejam utilizados vídeos, no debate poderão ser mostrados trechos e, se for de interesse, haverá a possibilidade de apresentar o vídeo completo nos espaços que serão disponibilizados para isso. Os meios audiovisuais deverão adequar-se às seguintes normas técnicas: – Slides: 35 mm – Videocassetes: VHS (Padrão NTSC 3.58) – Projetor de dados e vídeo – Computador – Retro projetor As apresentações com computadores deverão adequar-se às seguintes normas: – Sistema operacionais baseados no Windows – Apresentações em Power Point – Apresentações em CD, disquete 3.5, suportes para Iomega Zip de 100 MB. – Apresentações compactadas com os seguintes aplicativos · Winzip versão 8,0 (ou anterior) · Winrar versão 2,5 (ou inferior) · Arj – Apresentação de gráficos em Corel 9 ou 10 – As aplicações que precisem programas associados devem ser acompanhadas das respectivas instalações (Quicktime, Adobe Acrobat, etc.) Data final de entrega dos resumos: 31 de outubro de 2004-07-12 Os autores receberão da Comissão do Programa Científico a carta de aprovação dos resumos que forem aceitos para apresentação. Os resumos recebidos depois dessa data não serão publicados. Trabalho Deverão ter tamanho máximo de 20 laudas em espaço duplo, com original e cópia, e incluir introdução, elaboração, conclusões e uma breve bibliografia. A capa deverá ter o título completo do trabalho, os nomes e sobrenomes de todos os autores, bem como o centro de trabalho e país de origem de cada um. Os trabalhos deverão ser enviados antes de 20 de dezembro de 2004 em formato digital via correio eletrônico, em formato Word com fontes Arial 12, para ser incluído nos CDs das memórias dos congressos. Os que forem entregues depois dessa data não serão incluídos nos CDs. Tal como nos eventos anteriores, não haverá um tempo estabelecido para a exposição dos trabalhos, mas o autor terá a possibilidade de fazer uma apresentação breve das idéias essenciais, permitindo assim enriquecer o debate científico ao redor do tema central da atividade onde se insere o trabalho, dentro do simpósio selecionado. Cartazes Serão apresentados em formato de 82 cm de largura (horizontal) e 120 cm de comprimento (vertical). Os autores deverão montá-los no espaço destinado para essa finalidade na sala prevista no próprio Palácio de Convenciones. A montagem será realizada pelo autor uma hora antes da sessão de apresentação, no dia estabelecido no Programa Científico. No horário estabelecido para a apresentação do cartaz, o autor deverá permanecer junto a seu trabalho para conversar diretamente com os interessados e responder perguntas formuladas pelos assistentes. Os autores deverão desmontar totalmente seus cartazes no final da sessão. COTAS DE INSCRIÇÕES DO CONGRESSO PEDAGOGIA 2005 E DO 1RO CONGRESSO MUNDIAL DE ALFABETIZAÇÃO PREÇOS EM USD: DELEGADO $ 150.00 ACOMPANHANTE: $ 80.00 INCLUI: DELEGADO: PARTICIPAÇÃO NAS SESSÕES DE TRABALHOS DO EVENTO, CERIMONIA DE ABERTURA, GUIA CULTURAL E CERIMONIA DE ENCERRAMENTO, UMA VISITA A UM CENTRO EDUCACIONAL, CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO, MÓDULO DE MATERIAIS E CERTIFICADO DE AUTOR OU CO-AUTOR POR CADA TRABALHO APRESENTADO. ACOMPANHANTE: PARTICIPAÇÃO NA CERIMONIA DE ABERTURA, GUIA CULTURAL, CERIMONIA DE ENCERRAMENTO, VISITA A UM CENTRO EDUCACIONAL E SOUVENIR. Para cartas-convite e aprovação dos resumos e qualquer outra informação, entrar em contato com: Dr. Adolfo Núñez Fernández Representante do Ministério de Educação de Cuba no Brasil Correio eletrônico: adolfonf@yahoo.com / ofimined@uol.com.br http: www.pedagogia2005.rimed.cu