SINTESE promove encontro para professores aposentados

O SINTESE realiza hoje, 20, o Encontro Estadual dos Educadores Aposentados, das 9:00 às 12:00, no auditório da Fapese, localizado na rua Lagarto, 952. Este encontro acontece todos os anos e tem o objetivo de aproximar os professores aposentados do sindicato, através de uma atividade direcionada a eles. Durante o encontro, os educadores receberão informações sobre os processos relacionados ao Ipes e ao desconto do redutor salarial, que tramitam na Justiça, sobre a VI Semana em Defesa e Promoção da Educação Pública, previdência e campanha salarial 2005. “Os professores aposentados não podem ficar alheios ao que acontece com a educação em nível local e nacional. Além disso, podem contribuir muito com a luta da categoria junto aos educadores que estão na ativa”, declara Maria José Nascimento, diretora do Departamento de Aposentados do SINTESE. Reposição para todos O encontro é também uma oportunidade para convocar os professores aposentados a se somarem às atividades da campanha salarial do SINTESE, que tem como principais reivindicações a reposição de 35,2% ao salário básico, a devolução do desconto do redutor salarial, a elaboração do Plano Estadual de Educação e a regulamentação da gestão democrática nas escolas. Existe ainda uma reivindicação específica para os aposentados que é a paridade da reposição salarial entre educadores da ativa e aposentados, ou seja, o índice de reposição deve ser igual para todos. “Nosso lema é Aposentados, sim. Inativos, nunca. Educadores, sempre, portanto, estamos aposentados, mas não afastados do sindicato. Temos um departamento que organiza nossas atividades e defende nossas necessidades. Precisamos continuar na luta para garantir os direitos já conquistados”, ressalta a professora Maria José. O departamento de Aposentados do SINTESE informa que a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE – também promove encontros de educadores aposentados em níveis regional e nacional.