SINTESE promove cursos e oficinas em julho

O SINTESE realiza, em julho, diversos cursos para os professores, com o objetivo de oferecer formação político-sindical aos seus filiados. Além dos cursos, o SINTESE organiza oficinas pedagógicas, entre os dias 4 e 15, no Colégio Atheneu Sergipense, sobre temas relacionados à educação e cidadania. Os instrutores dos cursos e oficinas são profissionais do Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC -, assessores do SINTESE, professores da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Federal Fluminense. Nos dias 4 e 5, das 8h às 18h, será realizado, no auditório do CEFET, o curso “Educação, Comunicação e a Luta dos Trabalhadores Frente ao Neoliberalismo”, ministrado por Vito Gianotti, conselheiro do NPC. No primeiro dia, os professores irão conhecer a origem das lutas e conquistas dos direitos dos trabalhadores da cidade e as forma de organização desses trabalhadores. O segundo dia será dedicado à abordagem da disputa de hegemonia na sociedade e o lugar da comunicação nessa disputa. “Com essa temática, o curso pretende estimular a participação dos professores nas atividades de comunicação sindical do SINTESE”, informa Roberto Silva, diretor do Departamento de Comunicação Sindical do SINTESE. As inscrições para esse curso podem ser feitas na sede do sindicato, situado à rua Sílvio Teófilo Guimarães, 70, Conjunto Paulo Barreto, Bairro Pereira Lobo. Para as oficinas, as inscrições podem ser feitas no mesmo local, até o primeiro dia de realização delas. As vagas para as oficinas são limitadas a quarenta professores. Confira programação (julho): Oficina A: Ética e poder Instrutor: Prof. Dr. Antônio Carlos do Santos (UFS) Data: 4, 5, 6 e 11, 8h às 12h. Dia 7 , 14h às 18h. Oficina B: História Contemporânea e os Desafios da Sociedade Brasileira Instrutor: Prof. Fernando Sá (UFS) Data: 5 e 7, 8h às 18h. Dia 6, 8h às 12h. Oficina C: Movimentos Sociais e Educação Instrutora: Prof. Ms. Liana Torres (UFS) Data: 11 a 15, 8h às 12h. Oficina D: Educação e Direitos Humanos Instrutora: Prof. Drª. Andrea Depieri (UFS) Data: 11 a 15, 14h às 18h. Oficina E: A Formação de Professores de Educação Física e a Prática Pedagógica Instrutora: Prof. Drª. Solange Lacks (UFS) Data: 4 e 6, 8h às 18h. Dia 11, 8h às 12h. Oficina F: À Margem da Infância: A Importância dos jogos e Brincadeiras na Corporeidade da Criança na Perspectiva da Educação do Olhar Instrutora: Prof. Ms. Roselaine Kuhn (UFS) Data: 4 e 7, 8h às 18h. Dia 5, 8h às 12h. Oficina G: Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino da Matemática Instrutora: Prof. Drª. Eva Maria Siqueira Alves (UFS) Data: 12 e 14, 8h às 18h. Dia 15, 8h às 12h.