Professores discutem

O SINTESE realiza, este mês, as pré-conferências estaduais de educação, em preparação à VII Conferência Estadual de Educação do SINTESE, que será realizada no próximo mês. O tema ‘Educação e Comunicação para a Transformação Social’ será exposto por professores da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – e da Universidade Federal Fluminense – UFF. O evento é aberto a professores da rede estadual e das redes municipais de ensino de Sergipe. As pré-conferências começam na quinta-feira, dia 08, às 8 horas, em Aracaju, no CEFET/SE, antiga escola técnica, com a palestra do professor Wanderley Geraldi, da Unicamp. No mesmo dia e horário, a professora Corinta Geraldi, também da Unicamp, fará a exposição do tema em Itabaiana, no auditório do Colégio Dom Bosco. Na sexta, dia 09, às 8 horas, as pré-conferências acontecem na AABB de Própria, com a professora Corinta Geraldi, e no auditório do Senai, em Estância, com o professor Wanderley Geraldi . “O tema das pré-conferências e da VII Conferência pretende abordar o uso dos meios de comunicação na escola. Revistas, jornais, Internet, programas de televisão são utilizados com freqüência como material de apoio para as aulas, portanto o professor precisa ter uma visão crítica do conteúdo transmitido por esses meios”, explica Roberto Silva, diretor do Departamento de Comunicação Sindical do SINTESE. Segundo Roberto, essa visão crítica facilita a aprendizagem do aluno, ampliando a compreensão e análise dos acontecimentos ao seu redor. “O SINTESE tem a preocupação de que a comunicação seja um instrumento de transformação da sociedade e não de alienação”, revela o professor.