SINTESE solicita apuração de irregularidades na merenda escolar

Os problemas na aquisição e distribuição da merenda escolar na rede estadual de ensino continuam sem resolução, gerando diversas denúncias de irregularidades na capital e no interior do Estado. As situações mais freqüentes são de ausência da merenda nas escolas, quantidade insuficiente para o total de alunos, compra sem licitação, má qualidade e armazenamento inadequado dos alimentos, descumprimento do cardápio e falta de higiene para servir a merenda aos alunos. Em julho deste ano, o SINTESE realizou pesquisa com professores da capital e do interior, durante uma Assembléia Geral da categoria, sobre a situação atual da merenda escolar na Rede Oficial de Ensino do Estado. O SINTESE enviou o resultado dessa pesquisa à Secretaria de Estado da Educação para que sejam apuradas as irregularidades referentes à merenda. “Acreditamos que a situação é bem mais grave do que pudemos levantar, mas vamos continuar buscando informações sobre a distribuição da merenda escolar, além de pedirmos apuração dos casos ao Ministério Público Federal”, afirma Joel de Almeida, presidente do SINTESE. Depois de realizada a pesquisa, o SINTESE organizou uma lista das escolas do Estado, indicando onde existe irregularidades em relação à merenda escolar. O sindicato tem atualizado essa lista constantemente para facilitar o trabalho de fiscalização e apuração dos casos. Um exemplo dos abusos praticados com a merenda encontra-se na Escola Estadual José da Silva Ribeiro, localizada no bairro Santos Dumont, em Aracaju. O SINTESE recebeu a denúncia de que a diretora chegou a trocar ovos da merenda por cerveja para fazer uma festa particular. O descaso com a merenda escolar significa uma privação de direto à alimentação, concedido às crianças brasileiras através da Declaração Universal dos Direitos da Criança. A ausência e a má qualidade dos alimentos distribuídos nas escolas prejudicam o desempenho de aprendizagem dos alunos que, muitas vezes, contam com a merenda escolar para fazer a principal ou a única refeição do dia.