Educadores de Santo Amaro fazem via crúcis

30

Os professores da rede municipal de Santo Amaro realizam nesta quinta-feira, 03, a partir das 19h, uma via crúcis nas ruas do município. Os professores da rede municipal de Santo Amaro realizam nesta quinta-feira, 03, a partir das 19h, uma via crúcis nas ruas do município. O ato é em protesto a situação de abandono que estão as escolas da cidade. No último dia 20 os professores realizaram um pedágio para angariar fundos e comprar material didático e de higiene que estavam faltando nas unidades de ensino. Somente após o ato foi que o prefeito comprou os materiais e abasteceu as escolas. Durante a via crúcis os professores pretendem entregar nas escolas o material comprado com o dinheiro arrecadado.

Este é o terceiro ato de protesto que os professores realizam no município. Eles esperam que a partir da próxima semana o prefeito possa abrir o diálogo. A negociação dos educadores de Santo Amaro começou no mês de março quando a categoria apresentou ao prefeito Ivaldo Costa a proposta de 16,07% de reajuste salarial. Com o argumento de não ter condições financeiras para arcar com o aumento a prefeitura negou a proposta dos educadores.

Estudos feitos pelo SINTESE mostram que o município tem condições de conceder o aumento salarial proposto pelos educadores. O município gasta hoje 66% da receita do Fundef – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, muito próximo dos 60% exigido por lei. Ano passado houve sobra de dinheiro e esse recurso deveria ter sido repassado a todos os educadores, mas os professores da Educação Infantil não receberam um centavo deste dinheiro.