52,6% das escolas da rede estadual não possuem plano pedagógico

29

O projeto político pedagógico é o eixo central de uma escola, é partir dele que as ações educacionais são projetadas que objetivos e metas são estabelecidos, mas na maioria das escolas da rede estadual não contam com esse projeto. O projeto político pedagógico é o eixo central de uma escola, é partir dele que as ações educacionais são projetadas que objetivos e metas são estabelecidos, mas na maioria das escolas da rede estadual não contam com esse projeto. A conclusão é da quarta edição do “Perfil das Escolas de Sergipe 2006” que foi sistematizado pelo SINTESE.

Mas não basta somente ter o projeto político-pedagógico, das 47,7% das escolas que têm projeto, somente 29,2% ele é sistematizado, em 28,6% ele é aplicado e em apenas 27,6% das unidades de ensino da rede estadual o projeto conta com a participação da comunidade escolar. Ou seja, na maioria das escolas sergipanas o Projeto Político Pedagógico não sai do papel, ou quando sai, não é do modo ideal. O fato de pouco mais de 1/4 das escolas que têm projeto pedagógico terem contado com a participação da comunidade escolar denota a visão autoritária de gestão escolar adotada na rede estadual.

Outro dado apresentado pelo “Perfil das Escolas” é com relação à substituição dos projetos políticos pedagógicos elaborados nas escolas, por programas e pacotes pedagógicos fechados, comprados pelo Estado a instituições particulares que não conhecem a realidade sergipana. É o caso dos programas “5s”, “Alfa e Beto”, “Se liga” e “Acelera” implantados na rede pública estadual e copiados em alguns municípios. Segundo o levantamento feito pelo SINTESE, o “5s” já substitui o projeto político pedagógico em 20,3% das escolas, em 20,8% o “Alfa e Beto” é utilizado em detrimento do projeto pedagógico, em 18,4% usam o “Acelera” e em 18,9% os alunos ao invés de ter um projeto feito pela comunidade escolar são submetidos ao “Se liga”. Segundo o sindicato a principal conseqüência dessa substituição é a precarização do ensino da rede pública estadual e municipal.