Professores fazem protesto na Assembléia Legislativa

Nesta quarta-feira, às 9h, os professores vão ocupar as galerias da Assembléia Legislativa para convocar os deputados estaduais a participarem da discussão sobre o cumprimento do Programa de Inclusão Digital do Magistério. Nesta quarta-feira, às 9h, os professores vão ocupar as galerias da Assembléia Legislativa para convocar os deputados estaduais a participarem da discussão sobre o cumprimento do Programa de Inclusão Digital do Magistério. Além disso, o SINTESE entrou com uma ação judicial no Ministério Público Estadual e solicitou ao órgão uma audiência pública com a participação do sindicato, do governo do Estado (através da Secretaria de Educação) e de representantes das empresas fornecedoras dos microcomputadores para que se possa encontrar uma solução para a continuidade do PROID.

O programa foi suspenso a aproximadamente um mês e milhares de professores estão na fila esperando receber o computador que foi prometido durante meses. As primeiras informações de que o PROID tinha sido suspenso chegaram ao SINTESE há quase um mês, mas somente no dia 25, que o secretário de Educação atendeu a solicitação de audiência do sindicato para maiores explicações.

Segundo o presidente do SINTESE, Joel Almeida, o secretário de Educação, Lindbergh Lucena, deixou claro que não há dinheiro para prosseguir com o programa este ano. Ele passou ao sindicato os seguintes dados: em 2005 foram repassadas aos professores 1600 máquinas. Em 2006, somente 1530 computadores já foram pagos pela SEED, ou seja, professores receberam e o Estado já pagou aos fornecedores.

Mas ainda há 1800 computadores podem ser pagos em novembro. O que preocupa o sindicato é que não foi informado se estes computadores já foram repassados aos professores ou se só foram comprados pelas empresas. “A situação é preocupante, pois se estes computadores não foram repassados, menos de 1/3 dos oito mil professores que estão em sala de aula da rede estadual recebeu seu computador”, frisou Joel. Outra preocupação do SINTESE é que o programa não tenha sido utilizado como um mote eleitoreiro.