SINTESE participa da Semana Acadêmica da UFS

O SINTESE participará de 21 a 24 de novembro da I Semana Acadêmica da UFS em duas frentes. A primeira através de um estande onde será apresentado um resgate da luta em favor da Educação sergipana que completará 30 anos em 2007. O SINTESE participará de 21 a 24 de novembro da I Semana Acadêmica da UFS em duas frentes. A primeira através de um estande onde será apresentado um resgate da luta em favor da Educação sergipana que completará 30 anos em 2007.

Segundo os diretores dos departamentos de Imprensa e Divulgação e Desportivo Sócio Cultural, Roberto Silva e Maria Bernadete Pinheiro os participantes do evento vão ter a disposição material informativo do SINTESE e também terão a oportunidade de conversar com os dirigentes sindicais e saber como a luta em favor do magistério está inserida na sociedade sergipana.

A inserção do SINTESE no evento se dará também em três palestras. A primeira será no dia 22, no auditório da Reitoria a partir das 8h30, e terá como tema “Política pública para as séries iniciais: um estudo sobre os pacotes pedagógicos implantados nas escolas públicas da rede estadual de Sergipe”. As professoras Sônia Meire e Liana Torres apresentaram um estudo feito a partir da parceria UFS/SINTESE sobre a adoção dos pacotes pedagógicos “Alfa e Beto”, “Se liga” e “Acelera” no ensino fundamental da rede pública sergipana.

No dia 23, às 17h no auditório da Reitoria, o tema principal será o Sistema de Avaliação Periódica de Desempenho – SAPED proferida pelos professores Iran Barbosa, vereador de Aracaju e deputado federal eleito, e Roberto Silva, professor e diretor de Imprensa e Divulgação do SINTESE. O estudo publicando em forma de cartilha é foi promovido pelo SINTESE com o apoio do Núcleo Piratininga de Comunicação e mostra como o sindicato vê a implantação SAPED. Desde a sua implantação que o SINTESE repudia o SAPED, pois o considera em sua forma e conteúdo como nocivo para os professores da rede pública estadual. Para o sindicato sistema de avaliação pretende responsabilizar professores e alunos por eventuais dificuldades na escolarização, pois foi a política do estado e do Governo que não tiveram compromisso com a educação da rede pública sergipana.

O presidente do SINTESE, Joel Almeida, falará no auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas, dia 24, às 14h, sobre o “Perfil das Escolas de Sergipe 2006”. O perfil é um estudo feito pelo sindicato das condições de 724 escolas da rede estadual e das redes municipais onde o SINTESE atua. “A intenção do sindicato é trazer para a comunidade acadêmica a luta do magistério sergipano nos últimos 30 anos e também mostrar nossa preocupação com os atuais destinos dados a Educação pelos governos estadual e municipais”, finalizou Joel.

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inclusão Social”. O objetivo da I Semana Acadêmica da UFS é mostrar as diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Segundo a coordenação do evento a comunidade acadêmica poderá participar de mini-cursos, apresentar ou assistir a produção científica da universidade, painéis, oficinas, exposições e também se divertir com shows artísticos.