Mudança na LDBEN causa dúvidas em pais e diretores de escolas

26

As diretrizes e bases da educação nacional receberam, recentemente, mais uma alteração.

As diretrizes e bases da educação nacional receberam, recentemente, mais uma alteração. A implantação da Lei Federal 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, alterou as obrigações da Lei Federal 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDBEN, promulgada em 20 de dezembro de 1996.

 

Com a nova Lei, a duração do ensino fundamental passa de oito para nove anos, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade. Além disso, municípios, Estados e o Distrito Federal terão até 2010 como prazo para implementar essas mudanças nos ensinos público e privado, tornando-as obrigatórias.

 

Incertezas

 

A alteração está causando dúvidas entre pais e diretores de escolas, que ficaram confusos diante dessas mudanças. Os principais questionamentos levantados são em relação ao nivelamento das séries, funcionamento das escolas e matrículas, segundo conta a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) Marlene Calumby.

 

Marlene, conselheiros e diretores de instituições de ensino estiveram reunidos na tarde desta quinta, 16, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória com o intuito de explicar as principais dúvidas que surgiram desde a implantação da Lei. Além da explanação das dúvidas, foram distribuídas na reunião cópias da Resolução Nº.334 do CEE, que dispõe sobre as novas normas.

 

Apesar das discussões já terem sido iniciadas entre os diretores das escolas, muitos pais sequer estão sabendo das novas regras. A funcionária pública Isa Graziela, cuja filha está, atualmente, no ensino infantil, não sabia das alterações. Ela acha que não existe a necessidade de passar de oito para nove anos a permanência na escola. “Vai ser mais um stress para a criança”, conta Isa.

 

Explicações

 

Em Sergipe, as normas sobre a implementação nas novas diretrizes educacionais foram organizadas na Resolução Nº.334 do Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão da Secretaria de Estado da Educação (Seed). A Resolução, promulgada em 26 de outubro de 2006, estabelece as alterações que deverão ser estabelecidas nas instituições de ensino público e privado do Estado.

 

Dessa forma, ficaram estabelecidas as seguintes correspondências:

 

 

Antes

Depois

 

 

 

Ensino Infantil

Creche

0-3 anos

0-3 anos

Pré-Escolar (Alfabetização)

4-6 anos

4-5 anos

 

 

 

Idade

Ensino Fundamental em 8 anos

Ensino Fundamental em 9 anos

6 anos

Alfabetização

1º Ano

7 anos

1ª Série (Primário)

2º Ano

8 anos

2ª Série (Primário)

3º Ano

9 anos

3ª Série (Primário)

4º Ano

10 anos

4ª Série (Primário)

5º Ano

11 anos

5ª Série (Ginásio)

6º Ano

12 anos

6ª Série (Ginásio)

7º Ano

13 anos

7ª Série (Ginásio)

8º Ano

14 anos

Artigo anterior21 a 24/11/06 – Semana Acadêmica
Próximo artigoLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional