Educadores de Estância protestam em frente a prefeitura

40

Nesta segunda-feira, a partir das nove da manhã, os professores da rede municipal de Estância fazem manifestação em frente ao prédio da prefeitura. Eles reivindicam que o prefeito Ivan Leite volte a pagar o salário integral, respeite o plano de carreira e o estatuto do magistério, material didático e melhorias nas condições… Nesta segunda-feira, a partir das nove da manhã os professores da rede municipal de Estância fazem manifestação em frente ao prédio da prefeitura. Eles reivindicam que o prefeito Ivan Leite volte a pagar o salário integral, respeite o plano de carreira e o estatuto do magistério, material didático e melhorias nas condições físicas das escolas.

A situação do magistério é calamitosa. Logo no início da gestão em 2005, Ivan Leite, cortou o salário dos professores em percentagens que chegaram a 40%, alegando falta de recursos. Os professores tentaram negociar, protestaram, mas a prefeitura não recuou na decisão. O SINTESE entrou na justiça para garantir o salário dos professores e espera o resultado. Com os salários reduzidos os educadores estão enfrentando dificuldades em por em dia suas contas. Os comerciantes locais também foram alvo da atitude da prefeitura, pois muitas das dívidas contraídas pelos educadores estão concentradas no comércio local.

O prefeito não aceita negociar com o SINTESE e também não conversa com os professores. A secretária de Educação diz que enquanto a Justiça não disser para pagar o restante dos salários ela não pode fazer nada. E se os professores ganharem a ação o município não tem como pagar. “A prefeitura diz que não tem dinheiro para pagar o salário integral dos professores, mas vai dar um abono de até mil reais. Segundo a prefeitura esse abono é porque sobrou dinheiro do Fundef. Mas a pergunta que fica, se tem dinheiro para dar abono agora é sinal de que há dinheiro no município. Porque não pagou o salário integral antes?”, questiona Maria José Santos, professora da rede municipal e uma das coordenadoras da sub-sede Sul do SINTESE.