Iran participa de audiência pública com o ministro da Educação

Fernando Haddad explicou os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb). O deputado federal Iran Barbosa, do PT de Sergipe, participou hoje (27) pela manhã da audiência pública na Comissão de Educação do Senado na qual o ministro da Educação, Fernando Haddad, explicou os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb). No biênio 2005/2006, tanto o Enem quanto o Saeb registraram queda no desempenho dos alunos.

No Saeb, são feitas provas de português e matemática com 270 mil alunos, de 4ª série e 8ª do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. No Enem de 2006, cerca de 2,7 milhões de estudantes fizeram a prova, de um total de 3,7 milhões de inscritos. Fazem o exame alunos que concluíram o ensino médio no ano passado e também os egressos, ou seja, os que já haviam concluído o ensino médio em anos anteriores.

Na mesma audiência em que se tratou do Saeb e Enem também foi analisado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Aprovada em dezembro, a Emenda Constitucional 53/2006, que criou o Fundeb, prevê novas regras para o repasse de recursos à educação. O fundo substituirá o Fundef, que vigorou por 10 anos e encerrou sua vigência no final do ano passado. Iran apresentou no último dia 7, oito emendas individuais à Medida Provisória 339/2006, editada no ano passado para regulamentar o Fundeb.

Para Iran Barbosa, sua presença na audiência pública com o ministro da Educação trata-se de um compromisso de luta com a categoria do magistério e uma preocupação constante em buscar apropriar-se das discussões sobre os temas ligados à educação no Congresso.

“O magistério pode ter certeza que estaremos sempre trabalhando, acompanhando e nos empenhando nos temas referentes à educação. É preciso nos apropriar constantemente de subsídios para propor encaminhamentos que busquem melhorar o ensino público no país”, enfatizou o deputado petista.

fonte:Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Iran Barbosa – PT