Magistério estadual realiza primeira assembléia de 2007

Na assembléia os professores vão definir a pauta salarial e o índice de revisão salarial para a data base no mês maio. O SINTESE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Sergipe realiza nesta quinta-feira, dia 08, às 15h no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, a primeira assembléia da rede estadual de ensino. Na assembléia os professores vão definir a pauta salarial e o índice de revisão salarial para a data base no mês maio.

Além da discussão sobre a campanha salarial serão apresentados na assembléia os problemas que os educadores estão vivendo no início do ano letivo de 2007 como falta de diretores, queda de matrícula, entre outros. O SINTESE pretende apresentar aos educadores todos os pontos discutidos com o secretário de Estado da Educação nas quatro audiências realizadas este ano. Na última audiência com José Fernandes Lima o SINTESE questionou se o secretário já tinha se reunido com o governador e o secretário da Fazenda para discutir a revisão salarial e obteve como resposta que ainda não há discussão sobre salário do Magistério porque a secretaria de Educação ainda não tem informações sobre o total de despesas.

A situação do trabalhador em Educação da rede estadual continua difícil, apesar do reajuste salarial de 15% do ano passado os educadores acumulam perdas salariais desde o ano de 1995. “Além disso, a política educacional adotada pelos governos anteriores só serviu para precarizar as condições de trabalho do Magistério e piorar o ensino da rede estadual”, disse Joel Almeida, presidente do SINTESE.

30 anos
Também serão lançados na assembléia desta quinta-feira, o selo comemorativo aos 30 anos do SINTESE e a cartilha sobre a “Origem do 08 de março” em homenagem ao dia internacional da mulher. Na publicação são relatadas as lutas das mulheres em busca de justiça social. Em homenagem às educadores o sindicato também promoverá uma grande programação cultural e musical. A cartilha lançada pelo SINTESE nesta quinta-feira também foi distribuída para as bibliotecas públicas Clodomir Silva e Epifânio Dória, além das bibliotecas das maiores escolas da rede estadual em Aracaju.