O que é o Perfil das Escolas Públicas?

Através desse perfil o SINTESE procura exigir dos gestores públicos tanto em nível municipal, quanto estadual e inclusive do governo federal ações que busquem melhorias significativas nas escolas e principalmente nas políticas pedagógicas adotadas. O quadro atual da educação sergipana se apresenta sob uma triste constatação: a penosa tendência ao sucateamento da estrutura educacional e à precarização do ensino. A estruturação do sistema educacional sergipano, longe de atender às necessidades da classe trabalhadora, tem-se desenvolvido no sentido de servir à manutenção do domínio dos poderosos oriundos das oligarquias políticas e do empresariado.

Nesse sentido, para não perder o foco sobre o quadro atual das estruturas físicas e das políticas pedagógicas utilizadas nas escolas que fazem parte da rede pública de ensino de Sergipe, o SINTESE realiza anualmente o “Perfil das Escolas Públicas”, um esforço ampliado baseado em relatórios escritos e fotográficos abrangendo os 68 municípios atendidos pelo sindicato.