Iran leva solidariedade a Dom Cappio

Deputado esteve em Sobradinho, na Bahia, onde bispo faz jejum contra transposição do Velho Chico O deputado federal Iran Barbosa (PT-SE), e presidente da Subcomissão Especial do São Francisco, visitou ontem, dia 05, em Sobradinho (BA), o bispo diocesano de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, que retomou, no último dia 27, seu jejum em defesa do Velho Chico e contra a transposição das águas do rio, obra tocada pelo Governo Federal.

Imagens da Luta
credito: João Zinclair

“O protesto de Dom Luiz alerta para a incapacidade das obras de transposição do Rio São Francisco em atender as vítimas da estiagem no Nordeste”, disse Iran, que é contrário à transposição do Velho Chico. O deputado Adão Preto (PT-RS) também integra o grupo que visitará o bispo.

Cappio faz jejum na capela de São Francisco, ao pé da barragem de Sobradinho. Há dois anos, também contra as obras de transposição, o religioso ficou 11 dias em greve de fome. “Estou muito preocupado com a saúde de Dom Luiz e que este jejum não acabe bem”, disse Iran.

O bispo retomou o jejum no último dia 27, chamando a atenção para o estado de penúria em que se encontra o rio. Entre os argumentos para reiniciar o ato está o compromisso firmado entre ele e o presidente Lula de “suspender o projeto de transposição e iniciar um amplo diálogo entre governo e sociedade civil brasileira”. Em resposta, o Governo deu início à obra de transposição utilizando o Exército.

Dessa vez, a condicionante para o desfecho do jejum é a “retirada do Exército do eixo norte e do eixo leste e o arquivamento definitivo do projeto de transposição de águas do rio São Francisco”.

_________________ Mais informações: Assessoria de Imprensa e Comunicação
Deputado Federal Iran Barbosa (PT-SE)
George Washington (DRT: 859/SE)
george.jornalista@gmail.com