SINTESE começa a receber respostas das cartas compromissos

Vários documentos estão chegando à sede do sindicato, devidamente assinados pelos candidatos. A iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe- SINTESE em enviar uma Carta Compromisso para todos os candidatos a prefeito de Sergipe, cobrando condições necessárias ao estabelecimento de um ensino de qualidade no município em que vai administrar, já está surtindo efeito.

Como prometeu, o SINTESE vai divulgar os nomes dos candidatos que assinaram a Carta e dos que deixaram de assinar para que as pessoas saibam quem realmente está preocupado com a educação de qualidade. O documento intitulado: “A Educação de Qualidade Social: Um Compromisso de Todos”, pede aos candidatos, que se eleitos, assumam a Agenda da Educação Pública. Entre os compromissos estão: assegurar a democratização da educação no município a partir da implantação da Gestão democrática e da ampliação da participação popular nas diretrizes administrativas e pedagógicas da escola e do sistema de ensino; assegurar a implantação do PISO SALARIAL NACIONAL DOS PROFESSORES; garantir no Orçamento dos Municípios, recursos, visando dar o aporte financeiro para a integralização dos 2/3 do Piso em 2009 e o transporte escolar de qualidade, para alunos, professores e funcionários de escolas, visando garantir o acesso aos estabelecimentos de ensino.

Até agora já chegaram ao SINTESE, as Cartas Compromissos assinadas pelos candidatos a prefeito de Ilha das Flores, Christiano Rogério R. Cavalcante, do Partido da República e José Ronaldo Gomes Calixto, da Coligação “A Ilha continuará sorrindo”.

Os candidatos à Prefeitura de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, da coligação PP/PSC/PSDC/PTC/DEM e Adilson de Souza Santos, da coligação PR/PT/PMDB/PRB/PSB/PCdoB/PSL, já assinaram o documento se comprometendo a cumprir os itens e contribuir para a valorização do magistério. De Neópolis, apenas o candidato Carlos Roberto G. de Souza, do PTB, enviou a carta-compromisso assinada ao SINTESE. Segundo o diretor da Base Municipal do SINTESE no município de Tobias Barreto, Estéfane Lindeberg Santos, as Cartas Compromissos foram apresentadas aos candidatos a prefeito, que as levaram para analisar. “Nós fizemos uma breve discussão sobre o documento e os compromissos que deveriam ser assumidos pelos dois candidatos que após analisarem, assinaram sem problemas. Um deles afirmou que a proposta do SINTESE está de acordo com a pauta de campanha, ou seja, que estão afinados e que vai propor até uma parceria com o sindicato”, ressalta Estéfane Santos.

O diretor da Base Municipal do SINTESE disse ainda que o magistério público de Tobias Barreto espera que o próximo prefeito tenha a responsabilidade de assumir os compromissos prometidos ao assinar o documento. “Sabemos que será fácil, pois o SINTESE não pediu nada na Carta Compromisso, que venha a inviabilizar as gestões municipais. Esperamos que o novo gestor respeite os direitos do magistério e dos estudantes de Tobias Barreto”, enfatiza.