Iran e Sintese cobram do governo estadual imediata implantação do piso

Após reunião com o secretário de Educação, foi marcada a primeira reunião do grupo de estudos para a próxima quinta-feira

O grupo que irá discutir a implantação do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público (PSPN) na rede estadual de ensino de Sergipe se reúne, pela primeira vez, na próxima quinta-feira (25/9), às 9h. A reunião foi confirmada pelo secretário de Estado da Educação, José Fernandes Lima, durante audiência realizada nesta quinta-feira (18/9) por solicitação do deputado federal Iran Barbosa (PT-SE), com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese).

Na audiência, que ocorreu na Secretaria Estadual de Educação (SEED), também foi discutida a regulamentação da Gestão Democrática na rede estadual de ensino.

O deputado Iran Barbosa classificou o encontro de positivo e disse que vai acompanhar a reunião da próxima quinta-feira 18.   “É necessário, inclusive, que o Estado se organize do ponto de vista orçamentário para cumprir a primeira parcela de integralização do valor do Piso Salarial como vencimento inicial de carreira, previsto para 1º de janeiro de 2009, conforme a Lei 11.738”, lembrou.

A audiência reuniu o secretário de Educação, o deputado, o presidente do Sintese, Joel Almeida, e o vice-presidente da entidade sindical, Carlos Sérgio Lobão.

Os representantes do Sintese cobraram do secretário o imediato início do processo de discussão em torno da implantação da Lei do Piso Salarial.

Lima agendou o encontro e voltou a reafirmar sua posição contrária à nota do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), com ataques ao Piso Salarial.

Gestão Democrática – Quanto ao encaminhamento da regulamentação da Gestão Democrática na Rede Estadual de Ensino, o presidente do Sintese voltou a lembrar a divergência da categoria em relação à realização de avaliação, com média sete, como requisito para o processo eleitoral que escolherá os futuros diretores de escola.

O secretário reiterou que já encaminhou à Casa Civil e à Secretaria de Governo a minuta do projeto de lei de Regulamentação da Gestão Democrática.

“Temos que dialogar com o governador Marcelo Déda para que, no mais curto espaço de tempo, a proposta de regulamentação seja encaminhada para a Assembléia Legislativa e se transforme em Lei, assegurando, dessa maneira, a realização de um grande sonho do Magistério sergipano. Será uma marca importante da Gestão do nosso governador”, salientou Iran.

Brejão dos Negros – Na reunião, o deputado Iran Barbosa tratou, ainda, com o secretário de Educação, de problemas e pendências educacionais na Comunidade Quilombola Brejão dos Negros, localizada em Brejo Grande.

Lima comprometeu-se a enviar um representante do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da SEED para tratar dos problemas, diretamente na Comunidade. “Vamos articular essa reunião para que os problemas daquela comunidade sejam solucionados”, destacou Iran.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Gabinete do Dep. Federal Iran Barbosa