SINTESE realiza XII Congresso dos Trabalhadores em Educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe – SINTESE realiza de 05 a 08 de novembro, no Iate Clube de Aracaju, a décima segunda edição do Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação.

O tema discutido este ano é o “Impacto das políticas públicas neoliberais para os trabalhadores em Educação”.

No primeiro dia os congressistas debatem “Os desafios do movimento sindicato frente à atual conjuntura nacional e internacional”. Dentro deste tema foram desenvolvidos debates que perpassam pela questão do currículo único; formação, certificação e avaliação de desempenho; os desafios e problemas da regulamentação da carreira do magistério e os desafios do trabalho docente no Brasil e na América Latina.

O congresso é o principal momento onde são debatidas questões que afetam diretamente o cotidiano dos educadores. “Esse é um momento amplo para reflexão da categoria e temos certeza que o tema deste congresso vai suscitar uma miríade de debates”, disse o Neilton Diniz, do departamento de Assuntos Educacionais do SINTESE.

Programação cultural

O XII Congresso do SINTESE é também um espaço voltado para a cultura. Durante os quatro dias funcionará nas dependências do Iate Clube o Centro Cultural Paulo Freire onde serão expostos trabalhos artesanais, vídeos e haverá venda de livros e revistas.

Nos intervalos dos debates acontecem apresentações culturais com grupos formados nas escolas públicas estaduais. Vão se apresentar: São Gonçalo, da Escola Geraldo Oliveira; Samba de pareia, da Escola Leandro Maciel; Projeto regiões do Brasil do Colégio Djenal Queiroz da cidade de Moita Bonita; Reisado, da Escola Estadual Áurea Melo e Tambores da Aldeia da Escola Pedro Balbino do município de Tomar do Geru.

Confira o especial sobre o XII CONGRESSO