Emendas de Iran ao Orçamento para a educação somam mais de R$ 3,8 milhões

Dinheiro é destinado à construção de escolas e creches, implantação de bibliotecas públicas, aquisição de transporte escolar para cidades como Aracaju, Pacatuba, Neópolis, Brejo Grande e Pedra Mole, entre outros municípios

Quase metade do valor das emendas individuais do deputado federal, Iran Barbosa (PT-SE), à Lei Orçamentária Anual da União (LOA) de 2009, são destinadas à educação pública, uma prioridade do mandato do parlamentar petista. As emendas voltadas para esta área somam mais de R$ 3,8 milhões.

O Orçamento Geral da União foi aprovado pelo Congresso Nacional, no dia 18 de dezembro. O deputado assina, além das emendas individuais, outras quatro emendas, de autoria da Comissão de Educação e Cultura (CEC), da qual é titular.

As emendas da CEC somam mais de R$ 1,5 bilhão. Elas são destinadas à instalação de espaços culturais no País e investimentos nas universidades federais, educação básica e transporte escolar.

Educação como prioridade – A educação e as políticas de promoção aos direitos das crianças e adolescentes, foram as áreas consideradas como fundamentais pelo deputado Iran Barbosa, ao elaborar as emendas individuais ao Orçamento da União para 2009.

As emendas individuais para a área educacional são dirigidas à manutenção e reformas de escolas da rede pública, construção de creches e escolas, aquisição de transporte escolar para os estudantes sergipanos e construção de um centro de convivência para os técnico-administrativos das universidades brasileiras.

Elas beneficiam municípios como Aracaju, São Cristóvão, Ilha das Flores, Neópolis, Pacatuba, Brejo Grande, Santo Amaro das Brotas, Arauá, Pedra Mole e Umbaúba.

"Um País, Estado e/ou Município, sem educação pública de qualidade, não avançam", justificou Iran ao comentar os motivos que levaram o seu mandato a eleger a área de educação como prioridade, sem, contudo esquecer os demais setores importantes para as políticas públicas do Estado de Sergipe.

O deputado explicou que o objetivo do conjunto das emendas é melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes e a melhoria da qualidade da educação pública e de vida e desenvolvimento humano do povo sergipano.

Orçamento participativo – Na elaboração das emendas para o próximo ano, o mandato procurou atender às demandas de entidades e movimentos sociais, administradores públicos, lideranças populares, comunitárias e sindicais e apoiadores do mandato que chegaram até o deputado.

Este ano, Iran Barbosa promoveu, no dia 1 º de novembro, em Aracaju, um seminário específico para discutir as emendas, do qual participaram mais de 130 pessoas dos mais variados municípios de Sergipe.

"Foram muitos pedidos. Temos o limite de R$ 10 milhões para propor e, no máximo, vinte e cinco emendas a apresentar. Procuramos atender a todos, dentro do possível", disse o deputado.

EMENDAS DE IRAN PARA A ÁREA DE EDUCAÇÃO

MUNICÍPIO

AÇÃO

VALOR R$