Iran defende participação de toda sociedade na Conferência Nacional de Educação

57

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal (CEC), da qual participa o deputado federal Iran Barbosa (PT-SE), recebeu, nesta quarta-feira (15/4), o coordenador-geral da Conferência Nacional de Educação (Conae) e secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação, professor Francisco das Chagas Fernandes.

 

“A vinda do coordenador foi excelente. Ajuda a estimular a realização das etapas municipais e estaduais da Conae”, avaliou Iran. O deputado, enquanto titular da CEC, é delegado nato à Conae.

 

Segundo Iran, é fundamental que os gestores da educação pública e privada, movimentos sociais, sindicais, pais e alunos participem ativamente das etapas municipais e estaduais da Conae.

 

As conferências municipais devem acontecer até 30 de junho de 2009. Já as conferências estaduais deverão ocorrer no segundo semestre deste ano, até o mês de novembro.

 

A Conferência Nacional será realizada em abril de 2010 e reunirá desde os setores públicos e privados da educação infantil até a pós-graduação, para um amplo debate sobre a educação brasileira.

 

A Conae tem como tema “Construindo o Sistema Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. O lançamento oficial da Conferência acontece na próxima quinta-feira, 23 de abril, no Ministério da Educação, em Brasília. O ato terá a presença do ministro Fernando Haddad.

 

 “Nossa expectativa é de que a Conae represente um espaço democrático para a construção coletiva dos rumos da educação nacional”, explicou Iran.

 

Ação – Para estimular a participação dos movimentos sociais, entidades sindicais, prefeituras e comissões de educação dos parlamentos sergipanos a participarem das etapas municipais e da estadual, em Sergipe, Iran enviou, esta semana, panfletos e cartazes informativos a diversas entidades sobre a Conferência Nacional.

 

De acordo com o coordenador-geral da Conae, a Conferência Nacional de Educação, terá um painel de abertura, seis eixos temáticos, 52 colóquios onde os cerca de quatro mil delegados terão voz e voto.

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão entre as instituições e entidades que compõem a Comissão Organizadora Estadual da Conae, em Sergipe.

 

Entre os parceiros do Ministério da Educação estão a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

 

 

 

___________________________________

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Deputado Federal Iran Barbosa (PT-SE)

George Washington (DRT: 859/SE)

george.jornalista@gmail.com

(079) 9935-0006/3211-2742

Adriana Miranda (MTb: 20.940)

(061) 8131-9834/3215-5737

adriana.miranda@camara.gov.br

 

VISITE: www.iranbarbosa.com.br