SINTESE reúne educadores do Marco Maciel, Atheneu e Vitória de Santa Maria dia 10

51

O SINTESE realiza nesta quarta-feira, 10, 17h, no auditório do Sindicato dos Médicos encontro com professores das escolas estaduais: Marco Maciel, Atheneu Sergipense e Vitória de Santa Maria.

O objetivo do encontro é debater com os professores destes três estabelecimentos ensino, um projeto de lei que transforma os Centros de Excelência (Atheneu e Marco Maciel) e a Escola Estadual Vitória de Santa Maria, em Centros Experimentais de Ensino Médio.

Pela proposta, elaborada pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com Instituto de Co-responsabilidades em Educação – ICE (uma organização não governamental, capitaneada por um consultor da Philips) essas três escolas passariam a ser administradas pelo Estado em parceria com organizações não-governamentais. O projeto prevê também edital de seleção e instituição da avaliação de desempenho para os professores.

A direção executiva do SINTESE vê com preocupação esse projeto da SEED, pois mais uma vez está criando a exclusão no Ensino Médio e colocando a gestão de escolas estaduais ligadas a ONG’s, que por sua vez, advém da iniciativa privada. Isso sem contar com a possibilidade de retirada de direitos previstos no Estatuto do Magistério para os professores que trabalham nestas escolas e também a perda de autonomia dos docentes, como está prevista na Lei de Diretrizes e Bases – LDB.