Saiba mais sobre os palestrantes das Oficinas da Resistência 2009

485

TEMA

PALESTRANTE

CURRICULO

A

Currículo em Movimento para os anos finais do Ensino Fundamental

Profª Drª Sônia Meire (UFS)

Doutorado em Doutoramento Sandwiche em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal(2002). Professor titular da Universidade Federal de Sergipe , Brasil

B

A prática dos professores no inicio da escolarização e a construção dos saberes docentes: elementos para reflexão

Profª Doutoranda Liana Torres (UFS)

Mestra em Educação, professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente desenvolve pesquisa pelo Observatório da Educação, sobre políticas de educação superior para o desenvolvimento do campo brasileiro.

C

Leitura crítica da mídia e o papel do(a) professor(a) na escola

Jornalista Cristian Góis

Jornalista Profissional – especialização em Gestão Pública (Esaf/FGV) e especialização em Gestão de Crise em Comunicação (Gama Filho); estudante de Letras da UFS.

D

Teatro do Oprimido na Escola

Psicólogos Aldo Rezende e Helen Oliveira

1. Aldo Rezende de Melo. Psicólogo pela UFS. Pós-graduação em Psicodrama e Sociodrama com ênfase em Ações Comunitárias. Diretor de Teatro e multiplicador em Teatro do Oprimido pelo CTO-RIO, dirigido pelo dramaturgo Augusto Boal.

2. Helen Oliveira Fontes Aragão. Psicóloga. Pós-graduação em Psicodrama e Sociodrama com ênfase em Ações Comunitárias. Multiplicadora em Teatro do Oprimido pelo CTO-RIO, dirigido pelo dramaturgo Augusto Boal. Articuladora Regional do Projeto Fábrica de Teatro Popular Nordeste.

E

O Mapa das Desigualdades Sociais do Brasil e Sergipe e os reflexos na educação pública

Profª e Dep. Estadual Ana Lucia

Pedagoga com Licenciatura Plena e Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Federal de Sergipe e é pós-graduada em Alfabetização (UNICAMP-SP) e em Administração e Planejamento de Sistema Educacional (Fundação Getúlio Vargas). Foi também presidente, do SINTESE e secretária de Educação do município de Aracaju. Parlamentar atuante, foi reeleita deputada estadual nas Eleições 2006, com ações em diversas frentes, como Educação, Direitos Humanos, e luta pela Reforma Agrária.

F

Professor(a): Leitor(a) e Co-autor(a) dos textos dos estudantes

Prof Dr Wanderley Geraldi (UNICAMP)

Doutorado em DOUTORADO EM LINGUISTICA pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(1990). Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(1995). Professor Catedrático da Universidade do Porto , Portugal

G

Professor(as) pesquisador(as) no Cotidiano Escolar

Profª Drª Corinta Geraldi (UNICAMP)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(1993)Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas , Brasil

H

Infância, Linguagem, Cultura e diversidade

Profª Drª Cristina Martins (UFS)

Graduação em Estudos Sociais Licenciatura Plena pela Faculdade de Ciências e Letras Notre Dame (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora adjunta do Departamento de educação e do núcleo de pós-graduação em ensino de ciencias e matemática -NPGECIMA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, história da infância, direitos humanos e educação, saberes tradicionais.

I

O uso da mídia pelos trabalhadores da educação aplicada à era da internet: home page, e-mail, blog, orkut, msn, twitter.

Jornalistas Cláudia Santiago e Gustavo Barreto – Núcleo Pirantininga de Comunicação – RJ

-Cláudia Santiago jornalista é coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação.

-Gustavo Barreto é Jornalista com ênfase em pesquisas de mídia e redes sociais.

J

Rosa Luxemburgo: a vida, a obra e o pensamento de uma militante socialista

Profª Drª Alexandrina Luz (UFS)

Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2001). Atuação em Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária

K

Pesquisa-Ação na Escola

Profª Drª Luiza Cortesão (Universidade do Porto-Portugal)

Doutora, Professora Emérita da FPCE-UP, Atua na área de Investigação-Ação de Problemáticas interculturais e estudos freireanos.

L

Epistemologia do Conhecimento da Vida

Profª Drª Rosa Nunes (Universidade do Porto-Portugal)

Doutora, em Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação , Licenciatura em Ciências da Educação – FPCE-UP. Atua na área de Investigação-Ação e Inovação em Educação Socioantropologia do Desenvolvimento.