Reordenamento da rede escolar é tema de reunião

51

A direção do SINTESE vem realizando reuniões com diretores e professores de escolas municipais e estaduais de Aracaju para tratar sobre o reordenamento da rede de ensino proposto pela Secretaria Estadual de Educação (SEED).

Na próxima quarta-feira, 23, a partir das 16h, no Colégio Estadual Francisco Rosa, os dirigentes do SINTESE realizam reunião com professores que trabalham nas escolas estaduais do bairro Bugio, com o objetivo de informar e discutir encaminhamentos sobre a proposta de reordenamento das unidades de ensino feita pela Secretaria Estadual de Educação (SEED) na última segunda-feira, 14.

Pela proposta do governo, algumas escolas serão obrigadas a extinguir séries de ensino para solucionar o problema da queda da matrícula. Na avaliação do SINTESE, a medida da SEED representa um retrocesso na política educacional ao impor o fim de turnos completos sem discussão e nem planejamento com a comunidade escolar. .

Tomando como exemplo a experiência do reordenamento durante o Governo Albano Franco, O SINTESE alerta que muitos alunos não puderam continuar estudando na escola em que estavam e isso acarretou em evasão escolar e na migração de estudantes para outras redes, o que gerou uma grande perda de matriculas. Outro problema apontado pelo SINTESE é que com o fim do turno escolar, os alunos acabam indo estudar longe da residência.

Nas escolas já visitadas pelo sindicato, os professores e diretores das unidades de ensino reclamaram que não receberam nenhum comunicado oficial da SEED sobre o assunto.

O SINTESE defende que a SEED faça a chamada pública para tratar a questão e que construa uma proposta pensada a partir da reforma das unidades de ensino e valorização da escola pública.