Campanha Nacional pelo direito a Educação em SE escolhe delegados para etapas municipais da Conae

42

Entidades que fazem parte do comitê estadual da Campanha Nacional pelo Direito a Educação se reuniram nesta segunda, na sede do SINTESE, para debater sobre as etapas intermunicipais da Conferência Nacional de Educação e também para escolha de delegados.

Participaram da reunião, SINTESE, Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor), Movimento Negro Unificado (MNU), Fórum dos Direitos da Criança e Adolescente (FDCA), União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Fórum da Educação Infantil.

Os presentes discutiram a importância da Conferência Nacional de Educação, que será realizada em 2010, para definir os rumos da política educacional brasileira nos próximos dez anos. “É importante que os movimentos sociais não se abstenham da discussão, pois a Conae é a oportunidade que a sociedade civil organizada terá para fazer intervenções mais efetivas na busca de uma política educacional mais progressista”, disse o professor Neilton Diniz, que representa o SINTESE no comitê.

A Conae que terá como tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o plano nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”.

A participação do comitê sergipano da Campanha Nacional pelo Direito a Educação nas nove conferências intermunicipais que vão acontecer em Sergipe foi definida na reunião. Em cada conferência haverá um representante do comitê estadual.

As conferências intermunicipais já começam nesta quarta, 22, com a edição do Leste Sergipano, na cidade de Japaratuba. As demais ocorrem: 27 e 28 (Baixo São Francisco e Alto Sertão); 28 a 30 (Grande Aracaju II) 29 e 30 (Médio Sertão); 03 a 05/11 (Grande Aracaju I); 04 e 05/11 (Sul); 05 e 06/11 (Centro Sul) e 18 a 20/11 (Agreste Central). A conferência estadual está marcada para o período de 23 a 25 de novembro.