Notada Central Única dos Trabalhadores sobre os acontecimentos na UNIBAN

58

A Central Única dos Trabalhadores vem a público manifestar seu total repúdio à violência sexista contra a estudante Geisy Arruda, de 20 anos, que foi ameaçada e agredida verbalmente dentro da Universidade Bandeirante (UNIBAN), no último dia 22. Não bastasse esse lamentável episódio, a UNIBAN decidiu expulsar a estudante de seu quadro acadêmico.

Criminalizar uma mulher pela violência ocorrida contra ela própria é inaceitável e contribui para banalizar e justificar os elevados índices de crimes contra as mulheres que ocorrem em todo nosso país.

A Universidade deve ser um espaço que possa contribuir para formação da cidadania, para o convívio com o diferente, para o aprendizado do respeito às diferenças. O ocorrido dentro da UNIBAN e a medida tomada por esta universidade vão exatamente no sentido oposto. São atos que vão contra a democracia, de extrema intolerância e de desrespeito à autonomia das mulheres sobre seus corpos.

A CUT tem entre seus princípios a luta por uma sociedade livre de qualquer tipo de exploração e preconceitos, uma sociedade na qual homens e mulheres possam viver livremente. Os acontecimentos na UNIBAN evidenciam o quanto esta luta se faz atual e necessária. Não nos calaremos diante de manifestações de violência sexista – Violência Contra as Mulheres, Tolerância Nenhuma!

Artur Henrique Santos                                                         Adi dos Santos Lima

Presidente Nacional da CUT                                               Presidente CUT SP

Rosane Silva                                                                        Sonia Auxiliadora Vasconcelos Silva

Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT         Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT SP

Rosana Sousa                                                                     Luciana Chagas Geremias

Secretária Nacional da Juventude daCUT                        Secretária da Juventude CUT SP

Secretaria Geral

Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal

Fone:(0XX61) 3251-9375

Fax: (0XX61) 3251-9393

secretariageral@cutdf.org.br

www.cutdf.org.br