Onde será a I Conferência Estadual de Comunicação?

43
conferencia_de_comunicacao

conferencia_de_comunicacaoDias 19 e 20 de novembro Sergipe vai realizar a I Conferência Estadual de Comunicação, mas o governo do Estado que é o organizador do evento ainda não divulgou o local.

Esta é a etapa final para que Sergipe eleja os delegados que participarão da Conferência Nacional de Comunicação no período de 14 a 17 de dezembro em Brasília.

A conferência nacional é uma conquista da luta e resistência dos movimentos sociais. Todas as outras áreas já tiveram suas conferências (a da Educação acontece em abril de 2010), mas a Comunicação nunca foi seriamente debatida em nosso país.

Essa será uma oportunidade de finalmente a sociedade civil terá para iniciar o debate em torno de como a Comunicação é feita neste país.

Você sabia?

Que o Estado, em nome do povo brasileiro, concede a empresas o direito de utilizar os canais de rádio e televisão?

Que as emissoras, por lei, são obrigadas a cumprir uma meta de 5% de programação jornalística, um teto de 25% de programação comercial e que a programa atenda requisitos de caráter educativo e cultural, além de incentivar a regionalização e a produção independente?

Que, no Brasil, a grande mídia – televisão – jornal, revistas, rádios – pertencem a poucas famílias fazendo com que as informações e opiniões não se diversifiquem?

Que as grandes redes nacionais de televisão estão pressionando o governo para que o sinal da TV Digital serja direto via satélite, descartando as emissoras locais?

Que a classificação indicativa é uma ferramente para auxiliar a sociedade a acompanhar o conteúdo que exibido?

Que a diminuição das desigualdades sociais não acontecerá sem considerar o direito à comunicação como inclusão social, e que o controle da informação por pequenos grupos visa a interesses privados e não o bem comum?

São por estes e outros motivos que é importante que professores, comunicadores, médicos, enfermeiros, arquitetos, pedreiros, marceneiros e toda a sociedade civil, organizada ou não participem da conferência.

Para participar da I Conferência Estadual de Comunicação de Sergipe faça a pré-inscrição aqui