Sergipe realiza Conferência de Comunicação dias 19 e 20

32

Em reunião da Comissão de Organização Estadual da Conferência de Comunicação realizada dia 17, foi definido que o local da Conferência Estadual de Comunicação será na Escola Técnica Estadual José Figueiredo Barreto.

Esta é a etapa final para que Sergipe eleja os delegados que participarão da Conferência Nacional de Comunicação no período de 14 a 17 de dezembro em Brasília. O estado terá direito a 23 delegados, sendo 10 representando a sociedade civil, 10 representando o setor empresário e 3 representando o poder público.

A conferência nacional é uma conquista da luta e resistência dos movimentos sociais. Todas as outras áreas já tiveram suas conferências (a da Educação acontece em abril de 2010), mas a Comunicação nunca foi seriamente debatida em nosso país.

Essa será uma oportunidade de finalmente a sociedade civil terá para iniciar o debate em torno de como a Comunicação é feita neste país.

Você sabia?

Que o Estado, em nome do povo brasileiro, concede a empresas o direito de utilizar os canais de rádio e televisão?

Que as emissoras, por lei, são obrigadas a cumprir uma meta de 5% de programação jornalística, um teto de 25% de programação comercial e que a programa atenda requisitos de caráter educativo e cultural, além de incentivar a regionalização e a produção independente?

Que, no Brasil, a grande mídia – televisão – jornal, revistas, rádios – pertencem a poucas famílias fazendo com que as informações e opiniões não se diversifiquem?

Que as grandes redes nacionais de televisão estão pressionando o governo para que o sinal da TV Digital serja direto via satélite, descartando as emissoras locais?

Que a classificação indicativa é uma ferramenta para auxiliar a sociedade a acompanhar o conteúdo que exibido?

Que a diminuição das desigualdades sociais não acontecerá sem considerar o direito à comunicação como inclusão social, e que o controle da informação por pequenos grupos visa a interesses privados e não o bem comum?

São por estes e outros motivos que é importante que professores, comunicadores, médicos, enfermeiros, arquitetos, pedreiros, marceneiros e toda a sociedade civil, organizada ou não participem da conferência.

Confira a programação

Dia 19, quinta-feira
18h – Início do credenciamento
18h30 – Abertura solene
19h30 – Palestra com Indira Amaral – diretora-presidente da Fundação Aperipê e representante da Arpub na Comissão de Organização da Confecom
20h30 – Votação do regimento interno da Conecom

Dia 20, sexta-feira

8h – Início do credenciamento
8h30 – Palestras de discussão dos eixos temáticos
Palestrante: Noeli Godói (CRP) – Tema: Produção de Conteúdo
Palestrante: Nascimento Silva (Fiterj) – Tema: Cidadania: Direitos e Deveres
Palestrante: Pedro Caribé (Intervozes) – Tema: Meios de Distribuição
Obs: Cada participante poderá se inscrever em apenas um eixo temático11h – Início da sistematização das propostas

9h30 – Início dos Grupos de Discussão (GD´s)

12h – Almoço
14h – Plenária Final
– Apresentação de propostas
– Apresentação de moções
– Eleição dos delegados para a Confecom
– Homologação dos delegados da Confecom

Para participar da I Conferência Estadual de Comunicação de Sergipe faça inscrição aqui