SINTESE realiza reunião com aposentados sobre processo do IPES

46
Reuniao_Aposentados

Reuniao_AposentadosNa manhã desta quinta-feira (17) o SINTESE realizou na quadra do Cotinguiba Esporte Clube reunião com os professores aposentados que entraram com ação judicial em 2001 contra o IPES Previdência.

O objetivo do encontro era recolher a dados sobre contas dos professores para que fossem efetuados os depósitos. O sindicato aproveitou a reunião para pedir autorização aos professores para que os 252 beneficiários do processo que já tiveram seus valores depositados já pudessem receber o recurso.

O presidente do SINTESE explicou que eu reuniões anteriores tinha-se deliberado que o pagamento seria feito quando todos os valores fossem depositados. Isso porque a previsão era que todo o dinheiro devido estaria na conta do sindicato até o final do mês de novembro. “Como isso não aconteceu, resolvemos consultar os professores para que eles concordem que quem já tem o recurso disponível possa receber agora”, disse Joel.

Até o Natal o sindicato pretende depositar os valores dos 252 professores que foram beneficiados neste primeiro lote. “O critério usado para que uns recebam primeiro que os outros não foi estabelecido pelo sindicato, o cartório responsável pela 19ª Vara que julgou o processo escolheu de forma aleatória os depósitos”, explicou Franklin Magalhães Ribeiro, coordenador do setor jurídico do SINTESE.

Para quem não estava na lista é só aguardar que o SINTESE entrará em contato.

A ação

Em 2001 o SINTESE entrou com uma ação judicial contra o antigo IPES, pois a instituição fez descontos previdenciários indevidos nos proventos dos professores aposentados nos anos de 1999 e 2000.

O resultado da ação só saiu este ano, após vários recursos por parte do IPES, com vitória para todos os professores, sendo que aproximadamente 1300 professores  estão na ação coletiva impetrada pelo departamento jurídico do SINTESE.