Professores dos Centros Experimentais vão a ALESE

39
01_03_10

Os professores dos Centros Experimentais: Atheneu Sergipense, Vitória de Santa Maria e Marco Maciel estiveram hoje na Assembleia Legislativa.

Eles foram buscar apoio dos deputados para buscar uma solução para  do edital de 01_03_10seleção para os centros publicado pela Secretaria de Estado da Educação no último dia 19 de fevereiro. O edital pgerou uma insegurança nos professores, pois somente aqueles que passaram na prova poderão ficar nas escolas.

Semana passada eles procuraram o Ministério Público e  uma audiência tinha sido marcada para esta segunda, às 9h, mas alegando outros compromissos, o promotor Luis Fausto Valois transferiu a audiência para a próxima segunda-feira, dia 08. Para os docentes dia 08 pode ser tarde demais, por isso buscaram a ajuda dos deputados.

Além da insegurança de se não passarem na seleção ficarem sem ter onde trabalhar, já que o ano letivo já começou e buscar outra escola para trabalhar é uma tarefa quase impossível, os educadores com mais tempo na rede ainda têm que se preocupar com a redução de salários. Os educadores que estão há mais de 20 anos no Atheneu Sergipense, por exemplo, se não forem aprovados na seleção, podem perder gratificações, com consequências gravíssimas para suas aposentadorias.

Na Assembleia Legislativa os professores procuraram a deputada Ana Lúcia, que professores com ana lucia e gualbertose comprometeu a conversar com o líder do governo na ALESE, deputado Francisco Gualberto e buscar uma solução onde ninguém saia prejudicado. “Vamos buscar o diáligo com o líder do governo, para que 2010 seja um ano onde haja uma discussão e monitoramento do processo, pois com uma seleção feita às pressas a experiência dos professores que já estão nas escolas não está sendo considerada “, disse a deputada.

Para o SINTESE a solução seria que o ano de 2010 seja de transição, pois apesar da Lei Complementar 179, que regulamenta os Centros Experimentais, prever a seleção, ela pode ser feita em 2011 e os educadores que já estão na escola ficarão com seu trabalho assegurado. A seleção inclusive está prejudicando o semestre letivo, pois as aulas nestas 3 escolas ainda não foram iniciadas.