Valter Pomar ministra curso de formação para dirigentes sindicais

47

A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe – CUT/SE – dará início, nos dias 6 e 7 de março, ao Curso de Formação para Dirigentes Sindicais o qual ocorrerá em 10 módulos bimensais.

O 1º e 2º módulos serão ministrados pelo membro do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, Valter Pomar. Doutor em história pela USP, é também o autor dos livros O Brasil endividado, A armadilha da dívida e organizador do livro Socialismo ou Barbárie.

De acordo com o vice-presidente da CUT/SE, Cristiano Cabral, a formação política é fundamental para a análise crítica da realidade, o que potencializa a atuação do sindicalista. “A CUT reconhece como importante e necessária a contribuição para a formação de sua direção, recém formada, e de militantes dos sindicatos recém filiados. A presença do companheiro Valter Pomar na abertura deste trabalho é de grande valor, pois ele tem tradição na militância de esquerda e possui sólida formação teórica”, ressalta Cristiano Cabral.

Ele explica que o 1º módulo abordará o tema ‘O mundo e o Brasil em que vivemos’, através de uma aula-palestra panorâmica, a partir da qual serão explicados cada um dos módulos que farão parte do curso.

Confira os outros temas a serem abordados ao longo do curso:

2º módulo

Objetivos imediatos e objetivos históricos da classe trabalhadora. Origem, história e funcionamento do capitalismo. Fases de desenvolvimento do capitalismo (mercantil, concorrencial, monopolista/imperialista etc.). A dinâmica da produção e as diferentes formas de mais-valia. Papel do Estado e da ideologia. A crítica da economia política e a teoria socialista. As crises do capitalismo. Lutas imediatas da classe trabalhadora e a luta pelo socialismo.

3º módulo

História do sindicalismo, no mundo e no Brasil: Origens do sindicalismo. Formação da classe dos trabalhadores assalariados, as diversas formas de enfrentamento com o capitalismo, o sindicalismo. O papel e os limites dos sindicatos. Luta econômica, luta política, luta ideológica. A relação sindicalismo,  partidos e governos. O economicismo, o anarco-sindicalismo, o sindicalismo revolucionário, o trabalhismo, o sindicalismo cutista e outras correntes sindicais.

4º módulo

História da luta pelo socialismo.

5º módulo

História da luta pelo socialismo no Brasil.

6º módulo

Atualidade: mundo, América Latina e governo Lula.

 

7º módulo

Concepção e prática sindical: o papel da direção e da Assembléia Geral (formas de condução – democracia no sindicalismo). Organização por local de trabalho. O aparato burocrático-legal burguês e o sindicalismo (constituição, leis, convenções etc).

8º módulo

Negociação sindical (setores público e privado).

9º módulo

Comunicação sindical
A grande mídia e a luta dos trabalhadores. O papel contra-hegemônico da comunicação sindical.

10º módulo

A importância da formação sindical. Metodologias. Conteúdo. A importância do ato de ler. Técnicas de leitura. Técnicas de redação. Técnicas de oratória.