Debate sobre direitos humanos acontece hoje

43

Com o objetivo de promover uma reflexão e discussão e mobilização acerca da importância do novo programa, suas diretrizes, as pressões que ele vem so frendo e as alterações já ocorridas, o Centro de  Defesa de Direitos Humanos de Sergipe – Instituto Braços – promove no dia 26 de março, sexta-feira, o Seminário Direitos Humanos em Debate:  PNDH 3 – Esse Programa é Nosso. O evento acontecerá no Auditório da Sociedade Semear, localizado na Rua Vila Cristina, 148, Centro, em  Aracaju, no horário das 8h30 às 17h30.

O evento contará com a participação em nível nacional de Fernando Matos Coordenador Geral do Programa de Proteção aos Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e Vilma Francisco, da Fundação Palmares.

Em nível local, o evento contará com participação de Rodrigo Machado, Membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, de  George Washington, Presidente do Sindicato de Jornalistas, de Ivânia Pereira, Presidenta da União Brasileira de Mulheres, de Ilzver Matos, Professor Mestre pela Universidade Federal da Bahia e Andrei Roosevelt Chagas Lemos, Coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites virais de Aracaju, que à luz do PNDH 3 debaterão a comissão da verdade, política de comunicação, questão da mulher, ações afirmativas e de orientação sexual dentro da perspectiva da realidade nacional e Estadual.

O seminário acontece em um momento importante em que o programa vem causando discussões n os diferentes setores da sociedade, entre os itens polêmicos estão: – A proposta de criação da “Comissão da Verdade”, com o objetivo de examinar as violações de direitos humanos praticadas no contexto de repressão política; Apoio à aprovação de projeto de lei que descriminaliza o aborto; A Criação de mecanismos que impedem a ostentação de símbolos religiosos; Instauração de algumas regras que, segundo o setor agrícola, dificultariam a desocupação de terras invadidas.

O seminário deverá reunir cerca de 300 representantes de movimentos sociais de direitos humanos, sindicatos, profissionais da área da educação e representantes da imprensa e de organizações governamentais.

Ao final os participantes do evento farão ato público de colação de adesivos nos carros e entrega de material de divulgação sobre o PNDH 3.

Agenda

O quê: Seminário Direitos Humanos em Debate: PNDH 3- Esse Programa é Nosso!

Quando: Sexta-feira, dia 26  de Março de 2010, das 8h30 às 17h30

17h30- ATO PÚBLICO

Onde: Auditório da Sociedade Semear (Rua Vila Cristina, 148,Centro)