Aposentados realizam encontro dia 09

108
O Departamento de aposentados realizará no dia 9 de abril, às 9 horas, no Teatro Lourival Batista, o seu Encontro Estadual e dentre as pautas está o processo IPES.
Em 2001 o Sindicato dos Professores em Educação Básica de Sergipe (SINTESE) entrou com uma ação judicial contra o IPES (hoje IPESAÚDE) para reaver descontos previdencáiros ilegais nos salários dos professores aposentados – o abatimento indevido permaneceu de dezembro de 1998 até o mês de setembro do ano 2000. Apenas em 2009 o Estado deu início à devolução dos valores que chegam ao valor máximo de R$5.180.
Nesse último mês foram liberados 711 pagamentos e mais 113 estão no aguardo. Alguns educadores não aceitaram a negociação do valor e dão continuidade ao processo para receber a quantia real.
De acordo com a Diretora do Departamento dos Aposentados, Sônia Maria Santos, durante o encontro será feito um mapeamento dos professores que ainda não foram ressarcidos e também se discutirá a questão daqueles que querem receber o valor integral e não apenas o valor máximo de R$5.180 estipulado pelo Estado.

Sônia aproveita e antecipa a programação do Curso de Formação dos Aposentados (previsto para os dias 27 e 28 de abril), que irá discutir a qualidade de vida e as condições da aposentadoria. “Muitos aposentados sustentam a família e outros tantos são relegados pelo poder público. É preciso continuar na luta”, faz o alerta.