Ana e Iran reabrem diálogo entre prefeito de Gararu e professores para negociação salarial

Deputados vão à Câmara de Vereadores daquele município para pedir apoio legislativo na votação de projeto para a Educação

Deputada Ana  Lucia pede atenção para a regência

Deputada Ana Lucia pede atenção para a regência

Os deputados federal Iran Barbosa e estadual Ana Lucia, ambos do PT, novamente prestaram solidariedade aos professores da rede pública municipal de Gararu com dificuldades de negociação salarial com o prefeito Chico, como é conhecido. Na manhã da sexta-feira, 9, os parlamentares conseguiram reabrir o diálogo entre o gestor municipal e a categoria. Eles também pediram apoio do Legislativo municipal na votação de projetos para a Educação.

Após participarem da assembléia dos professores, os deputados acompanharam a caminhada dos educadores até à Câmara de Vereadores, onde o prefeito os aguardava. A categoria estava em paralisação desde a segunda-feira, dia 5.

“O pagamento do piso salarial do Magistério é lei e precisa ser cumprido. Também a regência de classe e os triênios são direitos conquistados com muita luta, ao longo de décadas. Nenhum prefeito pode tirar isto da categoria”, disse a parlamentar.

Ana Lucia pediu atenção especial para o transitório sobre a regência, o que possibilitará aumentar a regência conforme a receita, periodicamente. Sugestão esta que já foi acatada no município de Ribeirópolis.

Ela enfatizou que “a regência é uma conquista histórica e é o que configura o exercício da docência na sala de aula”. Os professores de Gararu lutam também para que, aconteça a recuperação do nível II e o pagamento do retroativo, de acordo com sua tabela salarial.

Deputados  acompanham marcha dos professores até Câmara de Vereadores

Deputados acompanham marcha dos professores até Câmara de Vereadores

“Valorizar o Magistério não é valorizar apenas a categoria, mas a todos de Gararu, pela responsabilidade de educar a sua população”, frisou o deputado Iran Barbosa, reassumindo o compromisso de avaliar possibilidades para o encaminhamento de mais recursos da União ao município.

O prefeito Chico se comprometeu a dar posição sobre o piso salarial dos professores na próxima segunda-feira. Já os projetos da Educação serão votados pelos vereadores na próxima sexta-feira. A categoria deliberou por nova assembléia na quarta.

Em presença dos vereadores e dos professores, Chico agradeceu Iran Barbosa pela verba federal correspondente a R$ 100 mil reais que o deputado destinou ao município. Também de público, reconheceu a experiência e luta da deputada e educadora Ana Lucia em prol do Magistério no Estado de Sergipe e suas ações para a melhoria da condição de vida em Gararu enquanto secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social. “A senhora sabe ser humana, soube liberar os recursos e realizar projetos que o município de Gararu precisou”, afirmou.

A deputada Ana Lucia destacou ainda que já solicitou audiência com o Ministério Público para a próxima semana no sentido de obter posição acerca dos 20 município sergipanos que ainda não estão pagando o piso dos professores.

“O papel do professor é também de passar valores e hábitos de boa convivência social. Então, enquanto o país não tiver um olhar de priorizar a Educação como investimento e não como gasto, nossa luta segue árdua”, conclui a deputada Ana Lucia.